Pici com ragu de cogumelos e nozes

/5

APRESENTAÇÃO

Os Pici toscani são um tipo típico de massa fresca, mas hoje vamos até Nova York para experimentar uma versão alternativa: pici com ragu de cogumelos e nozes, o prato assinatura de Riccardo Orfino, chef da Osteria 57. Uma variante vegetariana do clássico Ragù alla bolognese, que combina perfeitamente com a textura rústica dos pici de sêmola. Para preparar o molho, usamos uma mistura de cogumelos frescos e porcini secos picados, que conferem uma agradável nota terrosa. A adição das nozes tostadas, além disso, torna-o rico e encorpado apesar de não conter carne. Este ragu de cogumelos e frutas secas despertou sua curiosidade? Então só resta experimentá-lo!

Depois de provar os pici com ragu de cogumelos e nozes, não perca também estes pratos principais com os pici, dos tradicionais às versões mais deliciosas:

 

INGREDIENTES

Para os pici
Sêmola de trigo duro remacinada 300 g
Água 160 g - morna
Sal fino 1 pitada
Para o ragu vegetariano
Cogumelos mistos 400 g - (pleurotus, portobello, chiodini, champignon)
Cogumelos porcini 70 g - secos
Miolo de nozes 150 g
Passata de tomate 300 g
Cenouras 1
Cebolas ½
Aipo 1 talo
Alho 1 dente
Extrato de tomate 1 colher
Tomates Secos em Óleo 25 g
Vinho tinto 60 g
Caldo de legumes 500 g
Ervas aromáticas quanto baste
Água quanto baste
Azeite virgem extra quanto baste
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste

Preparação

Para preparar os pici com ragu de cogumelos e nozes, primeiro prepare o Caldo de legumes e mantenha-o quente. Enquanto isso, dedique-se à massa fresca: coloque a sêmola em forma de fonte em uma superfície de trabalho, depois despeje a água morna no centro 1 e comece a incorporá-la com um garfo 2. Continue a misturar a massa recolhendo os ingredientes com uma espátula 3.

Adicione uma pitada de sal 4 e trabalhe com as mãos 5 até obter uma massa elástica e homogênea 6. Embrulhe-a em filme plástico e deixe descansar por 30 minutos na geladeira.

Após o tempo de descanso da massa, divida-a em porções menores 7 e forme cordões longos e finos 8. Corte os cordões para obter pici de comprimento aproximadamente igual ao dos espaguetes 9.

Coloque os pici em uma bandeja forrada com um pano polvilhado com sêmola e cubra com filme plástico 10. Passe para os cogumelos: mergulhe os porcini secos para reidratá-los 11, depois limpe os cogumelos frescos removendo a parte terrosa da base 12.

Corte os portobello e os champignons em fatias finas 13, quebre os pleurotus com as mãos 14 e deixe os cogumelos pequenos inteiros. Escorra os porcini secos e pique-os finamente com uma faca 15.

Agora cuide das nozes: pique grosseiramente os miolos 16 e toste-os por alguns minutos em uma frigideira com um fio de óleo, para que liberem os óleos naturais 17. Quando começar a sentir o aroma, desligue o fogo e transfira as nozes tostadas para uma tigela. Reserve 18.

Na mesma frigideira, adicione o óleo e os vegetais para o refogado que você já picou anteriormente, ou seja, cebola, cenoura, aipo e alho 19. Deixe o refogado murchar em fogo baixo, depois adicione o extrato de tomate 20 e misture bem para incorporá-lo 21.

Transfira o refogado para a tigela com as nozes e reserve 22. Ainda na mesma frigideira, coloque os cogumelos com um fio de óleo 23, adicione sal, pimenta e cozinhe em fogo alto por 8-10 minutos, mexendo frequentemente. Quando os cogumelos estiverem dourados, adicione os porcini secos picados e o refogado 24.

Despeje o vinho tinto 25 e deixe evaporar completamente a parte alcoólica, depois adicione as nozes tostadas e o purê de tomate 26, enxaguando a jarra com um pouco de água. Despeje também o caldo de legumes quente 27.

Por último, adicione os tomates secos picados 28 e um maço de ervas aromáticas frescas que você amarrou com um barbante 29. Deixe cozinhar em fogo baixo por 2 horas. Quando o ragu estiver pronto 30, leve uma panela de água salgada para ferver para os pici.

Cozinhe os pici por 6-7 minutos 31, depois escorra-os na frigideira com o molho e misture para incorporar tudo 32. Seus pici com ragu de cogumelos e nozes estão prontos para serem saboreados 33!

Conservação

Os pici com ragu de cogumelos e nozes podem ser conservados na geladeira por um dia.

Você pode conservar os pici crus por um dia à temperatura ambiente, guardando-os entre dois panos enfarinhados com sêmola. Como alternativa, você pode congelá-los, endurecendo-os primeiro no freezer em uma bandeja e depois transferindo-os para sacos de congelamento, tomando cuidado para não quebrá-los.

Conselho

Para o ragu vegetariano, você pode escolher as variedades de cogumelos que preferir!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.