Conserva de Legumes em Vinagre
- Fácil
- 37 min
- Kcal 64
Os tomates pelados são uma conserva clássica, como o Molho de tomate. Práticos para ter na despensa e decididamente genuínos, os tomates pelados não requerem muito tempo de preparação e são simples de fazer, basta apenas um pouco de atenção à conservação. Os tomates pelados são utilizados como condimento em várias receitas da cozinha tradicional, mas também são ótimos para um simples molho de tomate e manjericão.
Para preparar os tomates pelados, escolha tomates que sejam firmes, maduros e sem amassados, enquanto isso, coloque no fogo uma panela grande cheia de água. Lave bem os tomates sob água corrente e faça um corte em cruz na extremidade de cada tomate (1-2). Quando a água começar a ferver, escalde os tomates por 2-3 minutos, desse modo os tomates permanecerão firmes 3.
Retire os tomates da água com uma escumadeira e coloque-os para escorrer em um escorredor. Espere que esfriem por alguns minutos, é normal que os tomates comecem a enrugar um pouco 4. Enquanto isso, esterilize os potes e as tampas fervendo-os em água, conforme indicado nas diretrizes do Ministério da Saúde mencionadas ao final da receita 5. Nesse ponto, descasque os tomates que terão ficado mornos 6.
Quando os potes estiverem completamente secos, coloque os tomates pelados nos potes 7, pressionando-os um pouco com um garfo, feche cuidadosamente o pote 8 tendo o cuidado de deixar 2 ou 3 centímetros de espaço da borda, então passe para a fervura ou pasteurização, seguindo as instruções indicadas nas diretrizes do Ministério da Saúde mencionadas ao final da receita 9. Dessa forma, os potes formarão o vácuo. Uma vez que os potes tiverem esfriado, verifique se o vácuo foi formado corretamente: se ao pressionar a tampa você NÃO ouvir "clik clak" significa que o vácuo foi formado corretamente. Seus tomates pelados estão prontos!