Quiche de polenta

/5

APRESENTAÇÃO

Uma torta salgada sem massa folhada nem massa brisée, mas com uma base dourada e saborosa de polenta integral: a quiche de polenta é um prato único original e saboroso, que une a melhor tradição dos típicos gratinados franceses a um alimento que fez história na cozinha campesina italiana. O resultado é um prato suculento, para saborear bem quente, no qual as notas rústicas da polenta integral encontram os sabores delicados do recheio. Com seus ingredientes simples e genuínos, a quiche de polenta é preparada em poucos passos e é perfeita para ser servida em um almoço ou jantar durante a estação fria ou para enriquecer com um toque incomum um brunch ou um buffet. E podem ter certeza: com esta quiche vocês conquistarão até mesmo seus convidados mais tradicionalistas!

Experimente também estes irresistíveis aperitivos com polenta:

  • Polenta frita
  • Tortino de polenta com cogumelos, presunto cru e scamorza

 

INGREDIENTES

Ingredientes para uma forma de 25 cm de diâmetro
Farinha de milho integral para polenta instantânea 185 g
Água 750 g
Sal grosso quanto baste
Azeite virgem extra 40 g - cerca de
Para o recheio
Beterraba 120 g
Cogumelos champignon 130 g
Creme de leite fresco líquido 250 g
Ovos 3 - (médias)
Parmigiano Reggiano DOP 50 g - (para ralar)

Preparo

Para preparar a quiche de polenta, comece preparando a base, ou seja, a polenta: coloque no fogo uma panela com água 1 e, quando ela ferver, adicione sal e despeje cerca de 10 g de óleo 2. Depois, despeje a polenta em forma de chuva, mexendo com um batedor 3

Reduza o fogo e cozinhe a polenta em fogo baixo por cerca de 8 minutos, mexendo com um batedor ou uma colher de madeira 4. Quando a polenta estiver cozida 5, unte com cerca de 10 g de óleo uma forma de 25 cm de diâmetro 6, distribuindo bem o óleo em toda a superfície com a ajuda de um pincel ou papel toalha

e despeje a polenta 7, assentando-a no fundo e nas bordas usando uma espátula ou uma colher, de modo a compactá-la bem (8-9).

Uma vez que você tenha assentado a polenta 10, deixe esfriar primeiro em temperatura ambiente e depois na geladeira por cerca de 15 minutos, ou até que endureça. Enquanto isso, passe à preparação do recheio: lave as acelgas e elimine a parte mais dura dos talos 11, depois coloque-as em uma frigideira onde você já tenha adicionado cerca de 20 g de óleo 12.

Cubra a frigideira com uma tampa 13 e deixe cozinhar por alguns minutos: as acelgas devem apenas murchar. Uma vez que estejam prontas 14, transfira-as para um prato e reserve por um momento. Agora passe para os cogumelos champignon: limpe-os com um pano seco para eliminar a terra e depois corte a parte final do talo, que é mais terrosa 15

então corte-os em fatias de cerca de meio centímetro de espessura. Despeje cerca de 10 g de óleo na frigideira e adicione os cogumelos 17, que devem cozinhar por no máximo 2-3 minutos 18. Quando os cogumelos estiverem cozidos, reserve em um prato.

Em uma tigela, bata os ovos com um batedor 19 e, sempre mexendo com o batedor, adicione o creme de leite fresco 20 e o queijo parmesão ralado 21.

Adicione uma pitada de sal e pimenta a gosto 22. Neste ponto, retome a forma com a polenta e despeje a mistura de creme de leite e ovos 23, preenchendo com cuidado a base de polenta 24.

Arrume as acelgas sobrepondo e cruzando-as, como para criar um motivo em losangos 25 e depois arrume também os cogumelos nos espaços vazios entre as folhas de acelga 26. Cozinhe em forno estático pré-aquecido a 180° por cerca de 40 minutos, e uma vez assada, sirva: sua quiche de polenta está pronta para ser saboreada 27!

Conservação

Recomenda-se consumir a quiche de polenta bem quente, recém-tirada do forno. Se sobrar, pode ser conservada por 2-3 dias na geladeira, em um prato bem coberto com filme plástico. Como alternativa, você pode congelar a quiche já cozida, inteira ou já porcionada, e aquecê-la no forno quando necessário.

Dica

Você pode acelerar o tempo de preparação preparando a base de polenta no dia anterior: uma vez que a tenha assentado na forma, pode cobri-la com filme plástico e conservá-la na geladeira. Você também pode variar a composição do recheio, utilizando outro tipo de cogumelos, espinafre no lugar da acelga ou adicionando seus ingredientes preferidos.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.