Ravioli de castanhas e linguiça

/5

APRESENTAÇÃO

Castanhas e vinho novo: sabores de outono e sabores de antigamente. Cheiro de brasa e de adegas, histórias antigas de fazendas próximas e distantes que se entrelaçam nas noites passadas ao calor da lareira. Para resgatar um pouco dessas sensações também no dia a dia, propomos os raviolis de castanhas e linguiça: uma fina massa de ovo feita em casa que envolve um saboroso recheio de castanhas esmigalhadas e suculenta linguiça. Esses macios lenços de massa são mergulhados em uma redução de vinho novo, um vinho obtido através da maceração carbônica das uvas não esmagadas. Uma verdadeira comida que aquece o coração com seu sabor e aroma, seria até mesmo perfeita para a ceia de Natal se você for daqueles que não seguem a tradição. Descubra todo o sabor do outono neste prato principal caseiro de raviolis de castanhas e linguiça.

INGREDIENTES

para a massa fresca
Farinha tipo 00 300 g
Ovos 3
para o recheio
Salsicha 250 g
Castanhas 500 g
Sálvia quanto baste
Grana Padano DOP 50 g
Ovos 1
para o molho de acompanhamento
Vinho tinto 500 g - novilho
Chalota 1
Azeite virgem extra 10 g
Manteiga 50 g

Preparação

Para preparar os raviolis de castanhas e linguiça, comece fervendo as castanhas: coloque as castanhas inteiras em uma panela com água fervente 1 e cozinhe por 30 minutos. Enquanto isso, prepare a massa: peneire a farinha em uma tigela 2, adicione os ovos 3.

Sove com as mãos 4 até obter uma massa compacta 5, envolva-a com filme plástico e deixe descansar por 30 minutos em um local fresco e seco. Enquanto isso, cuide da linguiça: corte a pele ao longo do comprimento 6

e puxe-a, pique a linguiça 7 e as folhas de sálvia 8. Enquanto isso, as castanhas estarão cozidas 9.

escorra-as 10 e deixe esfriar em uma tigela com água fria 11. Uma vez frias, descasque-as 12 e reserve.

Em uma frigideira, coloque a linguiça 13, deixe dourar em sua própria gordura por 5 minutos e, em seguida, aromatize com a sálvia picada 14. Em uma tigela, esmigalhe grosseiramente as castanhas com as mãos, adicione a linguiça dourada 15

tempere com o Grana Padano ralado 16 e comece a misturar, em seguida, adicione também o ovo 17 e sove o recheio para misturar bem 18.

Retome a massa, divida em pedaços com um cortador de massa, enfarinhe cada pedaço 19, passe o primeiro pedaço (mantenha os outros embrulhados em filme plástico até que estejam prontos para abrir) e insira na máquina de massa 20, trabalhando do espessura maior até a penúltima, passando a massa várias vezes até obter folhas de 2-3 mm de espessura. Divida ao meio a folha e corte quadrados de cerca de 5X5 cm 21.

No centro de cada quadrado, coloque uma bolinha de recheio 22. Feche a massa juntando dois cantos opostos, formando triângulos 23 e sele bem as bordas pressionando levemente com os dedos. À medida que faz os raviolis, coloque-os em uma bandeja forrada com um pano enfarinhado 24.

Coloque no fogo uma panela com bastante água que será usada para cozinhar os raviolis; adicione sal e deixe ferver. Enquanto isso, descasque e fatie finamente a cebola 25. Aqueça o azeite em uma panela, adicione a cebola 26 e deixe dourar por alguns minutos, depois cubra com o vinho novo 27 e cozinhe em fogo médio por 30 minutos para reduzir o molho.

Quando o molho estiver engrossado, desligue o fogo 28 e coe com a ajuda de uma peneira (29-30).

Cozinhe os raviolis por 5 minutos na panela com água fervente 31, enquanto isso, derreta a manteiga em uma frigideira 32 e adicione o molho de vinho novo 33, aqueça em fogo moderado.

Quando os raviolis estiverem prontos, escorra-os com uma escumadeira diretamente na frigideira com o molho de vinho novo 34, adicione uma concha da água do cozimento 35 e salteie por alguns instantes, apenas para saborizar os raviolis. Sirva imediatamente os raviolis de castanhas e linguiça, aromatizando o prato com folhas frescas de sálvia 36.

Conservação

É aconselhável consumir imediatamente os raviolis de castanhas e linguiça. Não é recomendado congelar a preparação uma vez cozida. Você pode congelar os raviolis crus e cozinhá-los diretamente congelados. Para congelar os raviolis, recomenda-se colocá-los em uma bandeja bem espaçados e colocá-los no congelador o tempo suficiente para endurecê-los, assim você poderá guardá-los em um saco de congelamento sem o risco de grudarem uns nos outros.

Conselho

Se você não gosta do molho de vinho novo, pode temperar os raviolis apenas com manteiga e sálvia. Para uma versão vegetariana, você pode substituir a linguiça por ricota.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.