Risotto com lulas e ervas

/5

APRESENTAÇÃO

O risoto é um prato principal amado por todos, perfeito para todas as ocasiões e que se presta a muitas variações. Desta vez queremos mostrar como preparar o risoto de lulas e ervas, uma descoberta realmente deliciosa! O segredo desta receita está todo no caldo de lulas que você usará para cozinhar o arroz. É justamente isso que vai dar o sabor intenso e típico das lulas... hoje escolhemos as lulas pequenas, que se diferenciam da variedade clássica por seu tamanho reduzido, que dará um toque refinado à decoração do prato. Adicionamos também alguns aromas especiais, como pimenta rosa, cerefólio e estragão, para um aroma único e para torná-lo um pouco inusitado. Experimente e nos diga o que achou, temos certeza de que você vai adorar, assim como nós!

INGREDIENTES
Arroz 320 g - para risotos
Lulas 900 g - alfinete
Aipo 1 talo
Cenouras 1
Cebolas douradas 1
Água 2 l
Cerefólio quanto baste
Estragão quanto baste
Sal fino quanto baste
Azeite virgem extra quanto baste
Cebolinha verde quanto baste
Pimenta rosa quanto baste
Casca de limão 1
Suco de limão ½

Preparação

Para preparar o risoto, comece limpando as lulas pequenas. Esta operação deve ser feita apenas para metade das lulas (450 g), as outras devem ser deixadas inteiras. Separe a cabeça dos tentáculos 1 e retire as entranhas e a pena interna 2. Limpe a cebola e corte-a em pedaços 3.

Faça o mesmo com o aipo 4 e as cenouras 5. Separe todas as cabeças e alguns tentáculos dos quais você retirou os olhos. Aqueça uma panela com um fio de óleo e coloque os tentáculos com olhos e todas as lulas inteiras 6.

Deixe dourar bem em fogo alto, depois adicione o aipo, a cenoura e a cebola 7, e deixe apurar por alguns minutos. Depois, adicione a água 8 e deixe cozinhar em fogo médio por cerca de 20 minutos 9.

Enquanto isso, em uma frigideira antiaderente, coloque um pouco de óleo e aqueça. Adicione as cabeças e os tentáculos das lulas reservados 10 e deixe dourar. Vire-os de vez em quando 11 e quando estiverem bem dourados de todos os lados, transfira-os para uma tigela e reserve 12.

Assim que o caldo estiver pronto, coe-o 13 14 e mantenha-o aquecido. Em outra panela, coloque um fio de óleo para aquecer e, quando estiver quente, adicione o arroz 15.

Misture e toste por alguns minutos 16. Regue com o caldo de lula 17 e continue cozinhando, adicionando mais caldo conforme necessário. No meio do cozimento, ajuste o sal 18.

Quando o arroz estiver cozido, desligue o fogo. Incorpore um fio de óleo 19. Adicione as raspas de limão 20 e as lulas, reservando algumas para a decoração 21.

Adicione a pimenta rosa 22 e também o suco de meio limão 23. Misture bem tudo, ajuste o sal se necessário e sirva 24.

Decore com as lulas reservadas 25, a cebolinha picada e raminhos de cerefólio e estragão 26. Finalize com uma pitada de pimenta rosa 27 e sirva o seu risoto bem quente 27.

Conservação

Recomendamos consumir o risoto imediatamente. Como alternativa, você pode conservá-lo na geladeira por no máximo 1-2 dias.

Conselho

As lulas liberam todo o seu sabor no caldo, que dará ao risoto seu sabor característico. Não recomendamos omiti-las, mas você pode usar restos de lulas, como apenas os tentáculos ou o manto, sobras de outras receitas.

Como alternativa, é possível usar um caldo de peixe para cozinhar o arroz e grelhar todas as lulas antes de adicioná-las ao arroz.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.