Risoto de lulas e tomate

/5

APRESENTAÇÃO

O par lulas e tomates é a base de muitos pratos da nossa tradição, como as Lulas ensopadas ou as Lulas recheadas. Desta vez, no entanto, tornam-se protagonistas de um delicioso prato principal: o risoto de lulas e tomates! Uma receita saborosa e genuína à base de arroz integral, rico em fibras e nutrientes. Para realçar ainda mais o sabor deste risoto, preparamos um caldo especial de lulas, com um intenso sabor de mar... um pequeno truque que permitirá que o risoto de lulas e tomate seja ainda mais irresistível!

Experimente também o risoto com creme de batatas e ragu de lulas, uma deliciosa variação "em branco".

INGREDIENTES

arroz castanho 320 g
Sépias 900 g - (para limpar)
Polpa de tomate 400 g
Alho 2 dentes
Vinho branco seco 80 g
Azeite virgem extra quanto baste
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Para o caldo de lulas
Cenouras 1
Aipo 1 talo
Chalota 1
Água quanto baste
Azeite virgem extra quanto baste
Para decorar
Casca de limão quanto baste - para ralar
Alecrim quanto baste

Preparação

Para preparar o risoto de lulas e tomate, primeiro Como limpar as lulas: separe a cabeça, que corresponde à parte com os tentáculos, do manto 1. Para limpar delicadamente o manto, você deve retirar da abertura tanto o osso quanto a bolsa de tinta, se presente. Remova também as nadadeiras, elas serão usadas para o caldo 2. Agora pegue a cabeça para eliminar os olhos e o bico 3.

Enxague tudo em água corrente 4. Neste ponto, divida os tentáculos do restante da cabeça e corte-os em pedaços 5. Para o caldo, além das nadadeiras, guarde as partes restantes da cabeça: no total serão necessários 400 g, se necessário adicione alguns tentáculos. Já os mantos podem ser cortados em julienne 6, para juntá-los aos tentáculos restantes.

Enquanto isso, em uma panela, aqueça o óleo com um dente de alho com casca e os raminhos de alecrim 7, depois adicione os mantos cortados em julienne e os tentáculos 8. Refogue em fogo médio por 3 minutos antes de adicionar 40 g de vinho branco 9.

Cubra com a tampa e cozinhe em fogo baixo por cerca de 45-60 minutos, até que fiquem macios 10; se necessário, você pode adicionar uma concha de água. Uma vez cozidos, coe o líquido de cozimento e reserve 11. Coloque as lulas de volta na panela, para mantê-las aquecidas. Tempere com sal e pimenta 12.

Enquanto as lulas cozinham, você pode preparar o caldo: descasque as cenouras e corte-as grosseiramente 13, depois faça o mesmo com o salsão 14 e a chalota 15.

Aqueça um pouco de óleo em uma panela, depois adicione os 400 g de lulas reservadas 16 e os legumes 17. Refogue por 5 minutos, depois cubra com água 18 e deixe ferver com a tampa por cerca de 20 minutos.

Após o cozimento 19, coe o caldo obtido 20 e adicione-o ao líquido de cozimento das outras lulas, reservado 21. Mantenha tudo aquecido.

Agora você está pronto para cozinhar o risoto: em uma panela grande, aqueça o óleo com um dente de alho amassado 22, depois retire o alho e adicione o arroz 23. Torre o arroz em fogo médio-alto por cerca de 5 minutos, mexendo frequentemente 24.

Quando os grãos estiverem bem quentes, adicione 40 g de vinho branco 25, depois despeje o purê de tomate 26 e misture bem 27.

Neste ponto, cozinhe o arroz adicionando uma concha de caldo de cada vez 28; levará cerca de 20 minutos. Quando o arroz estiver cozido, desligue o fogo e ajuste o sal e a pimenta, depois misture com um fio de óleo cru 29. Por último, adicione as lulas cozidas 30.

Misture para incorporar tudo 31, depois sirva decorando com raspas de limão raladas 32 e alguns raminhos de alecrim. Seu risoto de lulas e tomate está pronto para ser servido 33!

Conservação

O risoto de lulas e tomate pode ser conservado na geladeira por até 2 dias, em um recipiente hermético.

Você pode preparar o caldo de lulas com antecedência e conservá-lo na geladeira por um dia ou congelá-lo.

As lulas também podem ser cozidas com antecedência e conservadas na geladeira por um dia.

Conselho

O caldo de lulas pode ser utilizado para temperar muitos outros pratos como massas, sopas e risotos... congele-o em cubos para ter porções individuais prontas para uso!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.