Risotto pere e Tête de Moine

/5

APRESENTAÇÃO

O risoto com peras e Tête de Moine é um prato principal refinado e delicado, feito com cubos de pera salteados na frigideira e deglaceados com vinho branco e um queijo suíço especial.
O Tête de Moine é originário da abadia de Bellelay, situada no município de Saicourt no Cantão de Berna; seu sabor é muito aromático e tem uma textura muito fina. A característica deste queijo é ser cortado com uma faca chamada Girolle, geralmente vendida junto com o queijo, que gira sobre a forma do queijo em torno de um pino e permite criar as famosas rosetas de Tête de Moine.
O gosto levemente ácido das peras e os grãos de arroz quase crocantes são ligados pela cremosidade e delicadeza deste queijo: um risoto imperdível!

INGREDIENTES
Manteiga 50 g
Arroz Carnaroli 320 g
Chalota 1
Caldo de legumes 1 l
Peras abade 300 g - (já limpas)
Vinho branco seco 150 ml
Tete De Moine 135 g
Sal fino quanto baste

Preparo

Para preparar o risoto de peras e Tête de Moine, descarte o queijo 1, corte a tampa 2 e coloque a forma, com a parte cortada para baixo, em uma tábua de cortar. Insira o pino da girolle no centro da forma 3 e

gire a forma, empurrando o queijo para baixo até o fim 4. Insira a faca no pino e gire delicadamente sobre o queijo para obter finas fatias em forma de rosa (5-6).

Descasque e corte as peras em cubos 7 e depois coloque-as em uma panela pequena 8 e molhe com 50 ml de vinho branco, retirado da dose total 9 e uma concha de caldo e cozinhe por alguns minutos.

Corte finamente a cebola e deixe-a murchar em fogo baixo em uma panela grande com a manteiga 10. Em seguida, adicione o arroz e toste-o 11. Quando o arroz estiver transparente, deglaceie com os 100 ml de vinho branco restantes 12.

Misture com algumas conchas de caldo 13, adicionando-o sempre que o arroz secar. No meio do cozimento, adicione 100 gr de Tête de Moine 14 e as peras escaldadas com seu líquido de cozimento 15, ajuste o sal e misture bem.

Continue o cozimento do risoto, adicionando uma concha de caldo sempre que necessário e, quando o risoto estiver cozido, desligue o fogo e misture com a manteiga e mais 35 gr de Tête de Moine 16. Sirva o risoto de peras e Tête de Moine bem quente, decorando com uma bela roseta de queijo no centro do prato (17-18)!

Conservação

Conserve o risoto de peras e Tête de Moine em um recipiente hermeticamente fechado na geladeira por no máximo 2 dias.

Dica

A alma alemã que há em mim não pode deixar de sugerir que você enriqueça este prato com um pouco de speck, talvez salteado junto com a cebola... Ainda, se você quiser dar ao prato um toque diferente, pode completá-lo com nozes picadas.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.