Rosquinhas fritas

/5

APRESENTAÇÃO

As Rosquinhas macias assadas são doces ótimos para saborear no café da manhã, mas quando queremos nos permitir um verdadeiro pecado gastronômico, as rosquinhas fritas não têm rivais! Aqui apresentamos uma versão 100% italiana dos Donuts, as icônicas rosquinhas americanas cobertas com glacê colorido. Prepará-las em casa é bastante simples, mesmo sem batedeira: trabalhando a massa à mão com um pouco de paciência e aguardando os tempos corretos de fermentação, você obterá rosquinhas muito macias. A fritura também é uma etapa a não subestimar: somente na temperatura indicada as rosquinhas ficarão bem cozidas por dentro e douradas perfeitamente. Uma vez prontas, você pode desfrutar das suas rosquinhas fritas ao natural ou cobertas de açúcar, como as Graffe, mas se quiser torná-las realmente especiais, recomendamos tentar esta versão com cobertura de café e uma chuva de granulado de avelãs! Pronto para amassar?

Descubra também estas receitas de rosquinhas, fritas e assadas:

 

INGREDIENTES

Farinha tipo 0 300 g - forte (W 360)
Leite inteiro 130 g - em temperatura ambiente
Manteiga 30 g
Açúcar 40 g
Fermento biológico seco 3 g - (ou 9 g de fermento biológico fresco)
Ovos 1
Sal fino 1 pitada
para fritar
Óleo de amendoim quanto baste
para a cobertura de café
Café 40 ml
Açúcar de confeiteiro 150 g
para decorar
Granulado de avelã quanto baste

Preparação

Para preparar as rosquinhas fritas, comece com a massa. Despeje o leite em temperatura ambiente em uma tigela pequena, adicione o fermento 1 e o açúcar 2. Misture até que estejam bem dissolvidos 3.

Em uma tigela grande, despeje a farinha e a manteiga 4, adicione o ovo 5 e comece a amassar com as mãos. Continuando a amassar, despeje aos poucos o leite, onde você dissolveu o fermento 6.

Continue trabalhando até obter uma massa homogênea 7, então transfira para uma superfície enfarinhada, adicione uma pitada de sal 9 e trabalhe a massa por cerca de 10 minutos 8.

Você deve obter uma massa lisa e elástica 10. Unte uma tigela com um fio de óleo e coloque seu pedaço de massa dentro, depois cubra com filme plástico 11 e deixe fermentar, em temperatura ambiente, até dobrar de tamanho 12. Isso levará cerca de 4-5 horas.

Após esse tempo, transfira novamente a massa para uma superfície de trabalho e faça dois rolos 13. De cada rolo, corte 5 pedaços iguais 14, de modo a obter 10 no total. Pegue cada porção e, trabalhando-a entre as mãos, forme uma bolinha 15.

Recorte 10 quadrados de papel manteiga. Unte as mãos com um fio de óleo e achate cada bolinha em um dos quadrados de papel manteiga 16, você deve obter um disco de cerca de 8-10 cm. Usando a parte inferior de uma colher de pau, faça um furo no centro 17 e, com as mãos, alargue-o suavemente 18.

Proceda assim com toda a massa. Deixe as rosquinhas fermentarem por mais uma hora sem cobri-las 19. Despeje 3 dedos de óleo em uma frigideira de bordas altas e leve-o a uma temperatura de 170°. Neste ponto, coloque as rosquinhas no óleo (poucas de cada vez para não baixar a temperatura) junto com o papel manteiga 20, que se soltará em menos de um minuto. Retire os papéis manteiga com uma pinça 21.

Doure as rosquinhas em ambos os lados 22. Isso levará 5-6 minutos no total. Se dourarem muito rápido, abaixe o fogo. Coloque as rosquinhas sobre papel absorvente à medida que forem ficando prontas 23. Cuidemos da cobertura. Coloque o açúcar de confeiteiro em uma tigela e adicione o café aos poucos (não tudo de uma vez, pois pode não ser necessário tudo), misturando com um garfo 24.

Você deve obter uma cobertura densa e sem grumos 24. Mergulhe a parte superior das rosquinhas na cobertura 26, vire-as sobre uma tábua de corte e polvilhe imediatamente com o granulado de avelãs 27. Em poucos minutos, a cobertura secará e você estará pronto para saborear suas rosquinhas!

Conservação

Para saboreá-las no auge da fragrância, recomendamos consumir as rosquinhas fritas dentro de poucas horas após o preparo. Você pode congelar as rosquinhas ainda cruas e fritá-las após o descongelamento.

Conselho

Você pode enriquecer a superfície da sua cobertura com outras frutas secas, granulado de açúcar ou lascas de chocolate.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.