Focaccia enrolada
- Médio
- 50 min
- Kcal 383
Por volta de 1450 nasce em Nice a pissaladière, uma saborosa focaccia temperada com cebolas e anchovas. Com o passar do tempo, essa receita ultrapassa a fronteira e chega à Ligúria, onde assume novas formas e variantes que recebem muitos nomes diferentes: sardinara, piscialandrea (ou "pizza do Andrea"), pisciadela, pisciarà, machetaira, macchetusa... nós escolhemos fazer a sardenaira, típica exclusivamente da região de Sanremo, cuja preparação deve respeitar os requisitos estabelecidos por um regulamento específico que garante sua autenticidade. A única verdadeira sardenaira, portanto, é temperada com polpa de tomate, anchovas, azeitonas, alcaparras, orégano e dentes de alho inteiros e se apresenta como uma focaccia alta, macia e muito saborosa, uma verdadeira delícia para provar pelo menos uma vez se você estiver na esplêndida Riviera de Ponente! Apenas uma recomendação: não ouse chamá-la de pizza...!
Para preparar a sardenaira, primeiro prepare a massa: retire um pouco de água da quantidade total, adicione o sal 1 e misture com uma colherzinha para dissolvê-lo 2. Coloque a farinha em uma tigela grande e comece a amassar enquanto despeja o óleo lentamente 3
e a água restante 4, depois adicione também a água na qual você dissolveu o sal 5. Continue amassando para misturar os ingredientes, depois transfira a massa para a bancada 6 e trabalhe-a com as mãos até que a massa esteja compacta.
Neste ponto, adicione o fermento fresco esfarelado 7 e continue a trabalhar a massa por cerca de 10 minutos até obter uma consistência lisa, macia e homogênea 8. Cubra a massa com um pano de cozinha 9 e deixe-a descansar em temperatura ambiente por 20 minutos.
Decorridos 20 minutos, unte uma assadeira de 35x28 cm 10 e espalhe a massa com os dedos diretamente na assadeira (11-12), depois deixe-a crescer por uma hora a uma temperatura de 25°-26° em temperatura ambiente coberta com plástico filme (longe de correntes de ar) ou em forno desligado com a luz acesa.
Enquanto isso, dessalgue as anchovas 13 e as alcaparras enxaguando-as bem em água corrente 14, e escorra as azeitonas. Uma vez passado o tempo de fermentação, pré-aqueça o forno em modo estático a 210° e comece a temperar a focaccia: espalhe delicadamente a polpa de tomate sobre toda a superfície 15,
depois distribua as azeitonas 16, as alcaparras 17 e as anchovas 18.
Por último, adicione os dentes de alho com a casca 19, polvilhe com um pouco de orégano 20 e regue com cerca de 30 g de óleo 21.
Cozinhe a focaccia em forno estático pré-aquecido a 210° por cerca de 30 minutos. Uma vez cozida, retire a sardenaira do forno e tempere com os restantes 20 g de óleo 22 e mais um pouco de orégano 23. Sua sardenaira está pronta para ser saboreada bem quente 24!