Sopa de outono

/5

APRESENTAÇÃO

O outono chegou e traz consigo muitos sabores que aquecem o coração, como a nossa sopa de outono, um prato principal rico e genuíno que vai te acompanhar nos primeiros dias frios, quando você tiver vontade de se deliciar com sabor. Nesta deliciosa e cremosa sopa, reunimos os ingredientes mais saborosos da estação: a abóbora com sua doçura, o couve que dará uma nota marcante ao prato, os feijões borlotti, macios e carnudos, e para terminar, um toque crocante que só as nozes sabem dar. Acompanhe a sopa de outono com crocantes croutons de pão torrado para completar de forma deliciosa este prato e aproveite esta maravilhosa estação para experimentar outras apetitosas receitas de outono:

  • Sopa de alho-poró
  • Creme de couve
  • Sopa de grão-de-bico e abóbora
  • Sopa de couve

 

INGREDIENTES

Abóbora 840 g - limpa
Feijão borlotti 500 g - frescos
Couve negra 100 g
Alhos-porós 80 g
Caldo de legumes 2 l
Alecrim 2 raminhos
Louro quanto baste
Azeite virgem extra 40 g
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
para acompanhar
Pão 8 fatias
Miolo de nozes 50 g
Alecrim quanto baste
Azeite virgem extra quanto baste
Sal fino quanto baste

Preparo

Para preparar a sopa de outono, comece cortando a abóbora em fatias 1, retire a casca e depois corte a polpa em cubos de cerca de 2 cm 2. Amarre com barbante as folhas de louro e os ramos de alecrim 3, assim será mais fácil removê-los no final da cocção.

Descasque os feijões 4 e coloque-os em uma tigela. Tire a parte inferior do alho-poró, remova a parte verde mais dura e retire as duas primeiras folhas, depois corte em rodelas 5. Lave as folhas de couve 6

e corte-as em pedaços grosseiros 7. Os ingredientes estão prontos para o cozimento: aqueça o azeite de oliva em uma panela grande, adicione o alho-poró fatiado 8, deixe dourar por 1 minuto e depois cubra com uma concha de caldo 9 e deixe cozinhar por 5-6 minutos.

Quando o alho-poró estiver cozido, adicione a abóbora em cubos 10, os feijões descascados 11, a couve 12

e, por último, o maço de ervas aromáticas 13, cubra os legumes com o caldo 14 de modo que fiquem completamente imersos no líquido, depois cubra com a tampa 15 e deixe cozinhar por cerca de 2 horas; mexa de vez em quando.

Após o tempo de cozimento, os legumes estarão macios; retire o maço de ervas aromáticas, salgue 16 e apimente a gosto, e depois mantenha quente. Fatie o pão 17, coloque as fatias em uma assadeira forrada com papel manteiga 18,

tempere com azeite de oliva 19, uma pitada de sal e raminhos de alecrim 20, depois toste o pão até dourar 21 em forno estático pré-aquecido a 240° em modo grill por 3-4 minutos.

Agora coloque os miolos das nozes em uma frigideira bem quente 22 (você pode deixá-las inteiras ou quebrá-las grosseiramente), toste-as por 3 minutos para dourá-las, agitando a frigideira para não queimá-las 23, depois adicione-as à sopa. Sirva a sopa de outono quente 24, acompanhada dos croutons de pão torrado.

Conservação

Conserve a sopa de outono na geladeira por no máximo dois dias.

É possível congelá-la se você usou ingredientes frescos.

Dica

Como alternativa aos feijões frescos, você pode usar feijões secos, cuidando para deixá-los de molho antes de cozinhar por pelo menos 12 horas e cozinhar separadamente, pois eles exigem mais tempo para ficarem macios.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.