Soufflé de abóbora e páprica com creme de burrata

/5

APRESENTAÇÃO

Tão macio, tão elegante... perfeito para qualquer ocasião! O soufflé é uma preparação muito refinada para servir como entrada. Sua consistência espumosa conquista desde a primeira mordida e hoje queremos tentar você convidando a preparar uma versão decididamente outonal desta receita: soufflés de abóbora e páprica com creme de burrata. Que melhor maneira de realçar a doçura da polpa de abóbora, transformada em uma nuvem de sabor que crescerá surpreendentemente no forno! Estes deliciosos soufflés com o toque agradavelmente picante da páprica, serão ainda mais convidativos se acompanhados por um creme de burrata simples e fresco. Uma festa para as papilas gustativas... e seu jantar será um sucesso desde a entrada!

Se você é amante de abóbora, experimente também nosso flan de abóbora e cogumelos porcini ou o clássico flan de abóbora!

INGREDIENTES

Ingredientes para o soufflé (para 4 cocottes de 250 ml)
Abóbora 450 g
Manteiga 55 g
Farinha 80 g
Leite inteiro 320 g - morno
Grana Padano DOP 100 g - (para ralar)
Ovos 150 g
Páprica quanto baste - em pó
para o creme de burrata
Burrata 200 g - com sua água
para untar as formas
Manteiga 20 g
Grana Padano DOP 50 g - (para ralar)

Preparação

Para preparar os soufflés de abóbora e páprica com creme de burrata, comece limpando a abóbora: corte-a em fatias bastante grossas 1, depois elimine as sementes e os filamentos internos 2 e disponha-as na assadeira, junto com alguns ramos de alecrim. Ajuste a função de cozimento apenas a vapor 3

e cozinhe a abóbora por 30 minutos 4. Quando a abóbora estiver cozida 5, retire do forno e retire a polpa, separando-a da casca 6.

Então, passe-a em um espremedor de batatas e reserve em um local aquecido 7. Em uma panela, coloque a manteiga 8 e derreta em fogo muito baixo, tomando cuidado para não queimar. Uma vez derretida, adicione a farinha peneirada 9 e use um batedor para mexer até que esteja perfeitamente incorporada: você deve criar uma mistura semelhante a um roux.

Adicione o leite morno aos poucos 10 e continue mexendo, cozinhando em fogo muito baixo, até engrossar. Por fim, adicione a páprica 11 e continue mexendo até que esteja completamente dissolvida 12.

Em seguida, adicione as gemas 13, quando estiverem incorporadas, adicione também o Grana Padano DOP ralado 14 e misture; por último, adicione a abóbora à mistura 15. Mexa sempre cuidadosamente, então desligue o fogo e reserve para esfriar um pouco.

Em uma tigela pequena, bata as claras em neve com um mixer elétrico 16 e incorpore-as delicadamente à mistura já morna 17; faça movimentos de baixo para cima para misturar as claras em neve para que não percam volume 18.

Pegue as cocottes com capacidade de 250 ml e unte-as com manteiga usando um pincel de cozinha 19, depois polvilhe com o Grana Padano DOP ralado 20; elimine o excesso de Grana Padano DOP, deixando apenas o que adere às bordas e ao fundo das cocottes 21.

Despeje a mistura em cada cocotte 22 até a borda, depois com uma espátula, alise a superfície 23 para remover o excesso e limpe as bordas com papel toalha ou um pano. Com uma faca muito fina (ou até mesmo uma agulha longa), passe ao redor da borda de cada cocotte 24. Estas operações ajudarão seus soufflés de abóbora a crescerem bem e em altura.

Asse os soufflés na prateleira inferior do forno a vapor em modo de baixa umidade a 170° (25-26): estarão prontos em 30 minutos. Enquanto os soufflés de abóbora e páprica assam no forno, prepare o creme de burrata: em um mixer coloque a burrata cortada em pedaços 27

adicione também 2-3 colheres de sopa da sua água 28 e bata tudo até obter um creme homogêneo; se ficar muito denso, basta adicionar mais uma colher de sopa de água e bater por alguns segundos. Então desenforme os soufflés de abóbora e páprica 29 e sirva-os acompanhados com o creme de burrata 30.

Conservação

É preferível consumir os soufflés de abóbora e páprica com creme de burrata assim que prontos.

Você pode preparar a abóbora e toda a mistura com antecedência, mas é preferível adicionar as claras em neve apenas pouco antes de assar.

Não se recomenda a congelação.

O creme de burrata pode ser conservado na geladeira por 1-2 dias, em uma tigelinha coberta com filme plástico.

Conselho

Em vez da burrata, você pode acompanhar os soufflés de abóbora e páprica com uma maionese de cítricos, talvez aromatizada com suco de tangerina e raspas de laranja, em vez de limão.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.