Spaghetti vôngole e nduja

/5

APRESENTAÇÃO

Somente quem ousa pode descobrir novos horizontes de sabor, e o espaguete com vôngole e nduja é um prato inovador e incomum, uma ousadia culinária de sabores fortes e marcantes. Para esta receita alternativa, começamos com um clássico prato de peixe de sabores mediterrâneos, como o Espaguete com vôngole, enriquecendo-o com um dos ingredientes mais saborosos da cozinha calabresa: a nduja, um embutido espalhável e de gosto picante que dará um sabor especial a este prato principal, cujo segredo revelaremos aqui!

Venha descobrir outros pratos deliciosos da cozinha mediterrânea:

INGREDIENTES
Amêijoas veraci 1 kg
Espaguete 320 g
Nduja 40 g
Alho 1 dente
Salsa quanto baste
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Azeite virgem extra quanto baste

Preparo

Para preparar o espaguete com vôngole e nduja, comece limpando as vôngole. Certifique-se de que não há conchas quebradas ou vazias, pois devem ser descartadas. Em seguida, bata-as contra a pia ou, se preferir, sobre uma tábua de corte. Esta operação é importante para verificar se não há areia dentro: as bivalves saudáveis permanecerão fechadas, enquanto as cheias de areia se abrirão. Depois, coloque as vôngole em uma peneira apoiada em uma tigela e enxágue-as. Em seguida, coloque-as em uma tigela e adicione bastante sal grosso. Deixe as vôngole de molho por 2 horas 1. Após esse tempo, as vôngole terão eliminado os resíduos de areia, então enxágue-as novamente e escorra 2. Pique finamente a salsinha 3.

Em uma panela, aqueça um fio de azeite. Depois, adicione um dente de alho 4. Junte as vôngole 5. Tampe 6 e deixe cozinhar por alguns minutos em fogo alto. As vôngole se abrirão com o calor, então agite a panela de vez em quando até que todas estejam completamente abertas.

Enquanto isso, coloque no fogo uma panela cheia de água salgada. Quando começar a ferver, adicione o espaguete 7 e cozinhe até ficar al dente. Quando as vôngole estiverem todas abertas, desligue imediatamente o fogo, caso contrário, elas cozinharão demais. Escorra 8, reserve a água do cozimento e descarte o alho. Retire as conchas de algumas vôngole e deixe outras inteiras 9.

Despeje a água das vôngole na mesma panela, adicione a nduja sem a tripa 10 e misture para incorporar. Escorra o espaguete aqui 11 e continue cozinhando usando um pouco da água do cozimento da massa 12.

No final do cozimento, adicione também as vôngole 13 e a salsinha picada 14, um fio de azeite e uma boa pitada de pimenta-do-reino. Agora o espaguete com vôngole e nduja está pronto para servir 15.

Conservação

Recomendamos consumir imediatamente o espaguete com vôngole e nduja.

Conselho

Recomendamos salgar a água com parcimônia, pois tanto as vôngole quanto a nduja são bastante saborosas.

Se você gosta de combinações de sabores marcantes, experimente também a receita de Massa com vôngole e brócolis!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.