Molho de bacon defumado
- Fácil
- 50 min
Os strozzapreti ou stangolapreti são um tipo especial de massa muito utilizado em toda a Itália, que, dependendo da região, pode ter um aspecto muito diferente. Este prato é típico da cozinha Romagnola.
O nome strozzapreti, segundo os ditados populares e lendas, derivaria da semelhança que esta massa em formato longo teria com os cadarços dos sapatos que antigamente os anarquistas usavam para estrangular os padres. Segundo outra versão, referia-se aos nhoques (também chamados de strangolapreti), que deveriam sufocar os padres que, com voracidade gulosa, os comiam abundantemente, dada sua propensão a se tratar muito bem à mesa.
Ainda que os strozzapreti ou strangolapreti sejam cozinhados de várias maneiras, encontram sua exaltação com molhos à base de frutos do mar ou ragù.
Para preparar os strozzapreti ao molho de canocchie, comece lavando muito bem as canocchie, reserve as 4 maiores e extraia a polpa das outras. Para facilitar a operação, é aconselhável mergulhar as canocchie por alguns segundos em água fervente, desta forma será mais fácil extrair a polpa 1. Pique então a cebola échalote 2 e doure-a em uma panela com o azeite em fogo baixo junto com alguns pedaços de pimenta.
Coloque então todas as canocchie: a polpa em pedaços e aquelas inteiras na cebola échalote dourada e refogue com o vinho branco 3,
depois, quando tiver evaporado, adicione o purê de tomate 4.
Misture delicadamente e deixe o molho engrossar, tomando cuidado para não quebrar as canocchie inteiras. Por último, adicione sal e algumas folhas de manjericão 5. Cozinhe os strozzapreti em bastante água salgada 6, escorra-os e salteie-os no molho de canocchie por alguns instantes.
Sirva guarnecendo cada prato com uma canocchia inteira e algumas folhas de manjericão.