Tajine com legumes

/5

APRESENTAÇÃO

Com certeza você já ouviu falar e muito provavelmente já viu nas lojas ou até mesmo em algum restaurante étnico. Estamos falando da tajine, a peculiar panela compartilhada na cultura norte-africana e árabe, na qual se prepara o prato homônimo. As versões típicas são à base de frango ou cordeiro: com o tajine de legumes de hoje, quisemos revisitar um pouco a tradição adicionando uma nova à lista! Graças ao cozimento lento e em camadas, que permite que os alimentos no fundo sejam suavemente cozidos e os das camadas superiores sejam cozidos em um vapor perfumado, o resultado é realmente excepcional, não apenas no sabor, mas também no aroma. O que torna especial o tajine de legumes, de fato, é a presença do berberé, a mistura de especiarias típica da culinária eritreia e etíope, e é justamente o seu perfume que, uma vez tostado, vai encher a cozinha! Tradicionalmente, você pode adicionar um simples cuscuz ou, como fizemos nós, bulgur. Não podem faltar as notas ácidas e refrescantes do iogurte e da hortelã. Enfim, um deleite para o seu paladar. Você está com vontade de fazer uma viagem sensorial? Vamos acompanhá-lo nas cozinhas norte-africanas e berberes para saborear em sua casa um delicioso tajine de legumes: vamos começar!

INGREDIENTES

Batatas novas 600 g
Mini Cenouras 250 g
cebolas vermelhas 150 g
Vagens 280 g
Grãos de fava 200 g - desgranadas
Ervilhas 170 g
Pimenta fresca 1
Azeite virgem extra 40 g
berbere 1 colherinha
Alho 2 dentes
Sal fino quanto baste
Hortelã quanto baste
Para acompanhar
Bulgur 250 g
Água 500
Sal fino quanto baste
Iogurte light quanto baste

Preparo

Para preparar o tajine de legumes, comece lavando e secando todos os legumes que você cortará assim. Divida as batatinhas ao meio 1; primeiro corte as pontas das vagens 2 e, em seguida, divida-as ao meio ou em três partes, dependendo do tamanho 3;

as cenourinhas devem ser cortadas nas pontas 4 e depois divididas ao meio 5; corte as pontas das cebolinhas 6

e corte-as em 4 partes no sentido do comprimento 7. Bem, agora você pode ir para o fogão. Em um tajine, de ferro fundido ou cerâmica, coloque 2 dentes de alho com casca esmagados, o berberé 8 e a pimenta vermelha picada e sem sementes 9.

Deixe o alho dourar e depois descarte-o 10. Neste ponto, você pode adicionar as batatas, colocando todas elas com a parte branca em contato com a panela para que dourem bem e cozinhe por 3-4 minutos em fogo médio 11. Em seguida, adicione, em ordem, formando camadas, as cenourinhas 12,

junto com as cebolinhas, as vagens 13 e as favas 14. Tempere com sal e cubra com a tampa típica 15.

Derrame algumas gotas de água fria na parte côncava da tampa e deixe cozinhar por cerca de 40 minutos sem nunca abrir 16. Quando o tempo passar, levante a tampa, talvez ajudando-se com um pano de prato, e adicione as ervilhas 17. Cubra e cozinhe por mais 5 minutos 18.

Enquanto isso, se quiser, você pode preparar o bulgur. Coloque-o em uma tigela grande e despeje água fervente e salgada sobre ele 19. Cubra com filme plástico e deixe a água absorver por 10 minutos 20. Neste ponto, tudo deve estar pronto, então solte o bulgur 21

e misture os legumes, ajustando o sal, se necessário 22. Pique uma generosa porção de hortelã fresca com a faca 23 e monte seu prato de tajine com legumes, acompanhando com uma porção de bulgur e iogurte 24.

Conservação

O ideal seria consumir o tajine de legumes imediatamente, no entanto, você pode armazenar na geladeira por alguns dias. O mesmo vale para o bulgur.

Congelar não é recomendado, pois os legumes podem ficar encharcados.

Dica

O berberé, a mistura típica de especiarias, não pode faltar no tajine de legumes. Se você não conseguir encontrá-lo, tente recriar misturando com cuidado cominho, gengibre, pimenta, cravo-da-índia, mas também pimenta-do-reino, coentro, arruda e ajowan!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.