Cuscuz com legumes e bolinhos de peixe

/5

APRESENTAÇÃO

O cuscuz com legumes e bolinhos é uma variação deliciosa deste prato típico do Norte da África e do Mediterrâneo. Nesta receita, o cuscuz é acompanhado por muitos legumes coloridos e saborosos: a um refogado preparado com cenouras, cebolinhas frescas e aipo picado, são adicionados vagens, abóbora em cubos e abobrinhas baby em rodelas.
O cuscuz com legumes é enriquecido por deliciosos bolinhos de peixe, feitos com polpa de dourado, misturada com batata cozida e temperada com tomilho e salsa picada. Uma vez dourados na frigideira, os bolinhos de peixe completam este prato rico, com seu sabor delicado e sua textura macia, que é realçada pelos sabores diferentes dos legumes.
Adicione algumas folhas de hortelã e uma pitada de casca de limão ralada para dar um toque ainda mais mediterrâneo e sirva seu cuscuz com legumes e bolinhos de peixe como prato único ou como entrada, trazendo à mesa autênticos sabores e aromas de verão!

INGREDIENTES

Ingredientes para o cuscuz
Cuscuz 250 g
Água 250 g
Abóbora 200 g - polpa
Cenouras 150 g
Vagens 150 g
Abobrinha bebê 120 g
Cebolinha fresca 2
Aipo 1 talo
Casca de limão ½ - não tratado
Azeite virgem extra quanto baste
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Hortelã quanto baste
Para os bolinhos de peixe
Dourada 260 g - polpa
Batatas 1 - média
Tomilho 1 raminho
Farinha de rosca 30 g
Salsa quanto baste
Farinha tipo 00 quanto baste
Azeite virgem extra quanto baste
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste

Preparação

Para preparar o cuscuz com legumes e bolinhos de peixe, comece cozinhando uma batata. Em seguida, dedique-se à limpeza do dourado: para realizar esta operação delicada da melhor maneira, consulte nossa Escola de cozinha: limpar o dourado. Depois de eviscerar e escamar o dourado, elimine também as guelras. Use uma faca de filetar peixe e corte a cabeça, eliminando-a 1. Continue cortando a cauda e a parte dorsal do peixe ao longo da coluna vertebral: comece de cima e avance movendo a lâmina, horizontalmente em relação à superfície de trabalho, para obter o primeiro filé 2. Separe as duas metades do peixe e continue da mesma maneira, retirando a carne da espinha para obter o segundo filé (ao realizar esta operação, tome cuidado para não retirar muita polpa). Elimine todas as espinhas presentes usando uma pinça 3, ajude-se, passando a mão sobre a polpa para identificá-las, e então remova a pele usando a faca com cuidado, para não desperdiçar a carne do peixe.

Corte a polpa do dourado em pedaços e transfira-a para uma tigela; você precisará de 260 g. Uma vez cozida a batata, descasque-a e amasse-a diretamente na tigela com um espremedor de batatas 4. Salgue e apimente a gosto, depois adicione as folhas de tomilho e a salsa picada (5-6).

Amasse a mistura à mão 7, adicione a farinha de rosca e trabalhe novamente 8. Em seguida, forme bolinhos de cerca de 5 g cada 9.

Coloque um pouco de farinha em uma tigela e enfarinhe os bolinhos 10. Depois, transfira-os para uma bandeja e guarde na geladeira até o momento de fritá-los 11. Agora prepare os legumes para o cuscuz: comece lavando bem o aipo e picando-o finamente 12.

Lave e descasque uma cenoura com um descascador de legumes e pique-a 13, limpe uma cebolinha fresca e fatie-a 14. Em seguida, retire a casca e as sementes internas da abóbora e corte-a em cubos 15.

Lave bem em água corrente as vagens, elimine as extremidades e divida cada vagem em três pedaços 16. Finalmente, corte as abobrinhas baby em rodelas, depois de lavá-las e secá-las 17. Neste ponto, pegue uma frigideira antiaderente grande, coloque um fio de azeite e adicione o aipo e a cenoura picados 18.

Adicione também a cebolinha fresca 19 e deixe dourar, depois adicione as vagens 20 e a abóbora em cubos 21, cozinhe por 20 minutos em fogo baixo e, se necessário, adicione água. Em seguida, salgue e apimente novamente, se necessário, e continue cozinhando.

Agora dedique-se ao cuscuz: encha uma panela grande com água, salgue-a e adicione um fio de azeite 22. Assim que ferver, despeje o cuscuz 23 e deixe cozinhar por 5 minutos, cobrindo com uma tampa. Após este tempo, o cuscuz terá absorvido grande parte da água de cozimento, dobrando seu volume 24.

Transfira-o para a frigideira onde você cozinhou os legumes 25, adicione as abobrinhas baby cortadas em rodelas 26 e deixe cozinhar por cerca de 2 minutos. Enquanto isso, cozinhe os bolinhos de peixe: despeje um fio generoso de azeite em uma frigideira antiaderente e, quando estiver bem quente, frite os bolinhos de dourado 27.

A cocção será bastante rápida, os bolinhos de peixe devem apenas dourar. Quando a superfície estiver dourada, escorra-os com uma escumadeira 28 e deixe secar em uma bandeja coberta com papel absorvente, para eliminar o excesso de óleo 29. Uma vez secos, despeje os bolinhos de peixe na panela com o cuscuz e os legumes 30.

Tempere tudo adicionando algumas folhas de hortelã 31 e ralando a casca de meio limão 32. Misture e seu cuscuz com legumes e bolinhos de peixe está pronto para ser servido 33!

Conservação

Guarde o cuscuz com legumes e bolinhos de peixe na geladeira bem coberto com filme plástico ou em um recipiente hermético por no máximo 2-3 dias. Não é recomendada a congelação.

Conselho

Ah, que maravilha: o cuscuz permite total liberdade no tempero, então escolha os ingredientes que mais gosta – seus legumes preferidos ou, como peixe, salmão, bacalhau ou tamboril – e vá em busca da combinação perfeita! Então lembre-se de nos contar!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.