Couscous alla marocchina

/5

APRESENTAÇÃO

Um grande clássico da culinária norte-africana, declinado em inúmeras versões e frequentemente "adaptado" para agradar ao paladar ocidental. O cuscuz à marroquina é um prato de origens antiquíssimas, difundido nos países do Magrebe em infinitas variantes que muitas vezes mudam de família para família. A trait d'union que une todas essas variações locais é justamente o cuscuz, os famosos grãos de sêmola que tradicionalmente são preparados em casa, depois cozidos a vapor em uma especial panela chamada de cuscuzeira. Nós, do GialloZafferano, propomos uma versão "rápida", mas, como manda a tradição, servimos com um ensopado de carne de cordeiro e legumes, temperado com canela e gengibre. Neste prato, os sabores da carne, dos legumes e do cuscuz se misturam sabiamente, dando vida a um prato único e saboroso, nutritivo e de sabor exótico, mas não muito distante dos gostos mediterrâneos. Trata-se de uma refeição muito convivial, que é levada à mesa em um grande prato do qual os convidados são incentivados a se servir: isso faz do cuscuz à marroquina o prato ideal para um jantar informal e descontraído. Portanto, se você está procurando uma receita para preparar para aquela noite com os amigos, mãos à obra: com esta versão do cuscuz à marroquina, você redescobrirá a alegria de estar junto. E uma vez experimentada a receita tradicional, deixe-se tentar por outras versões apetitosas:

  • Cuscuz com atum e abobrinha
  • Cuscuz frio de frango
  • Cuscuz com legumes
  • Cuscuz com almôndegas de berinjela ao molho
  • Cuscuz com legumes e atum
  • Cuscuz com salmão e feta
  • Cuscuz com grão-de-bico, frango e abóbora

INGREDIENTES

para o cuscuz
Cuscuz 200 g - pré-cozido
Açafrão 0,16 g - (um sachê)
Sal fino 1 pitada
Para o ensopado
Pernil de cordeiro 1 kg - (a polpa)
Cebolas brancas 80 g
Gengibre fresco 30 g
Cenouras 160 g
Abobrinhas 300 g
Uva passa 50 g
Grão-de-bico cozido 100 g
Salsa quanto baste
Azeite virgem extra quanto baste
Sal fino quanto baste
Para o caldo
Pernil de cordeiro - (o osso)
Cebolas brancas 80 g
Cenouras 130 g
Canela em pau 1
Sal grosso 10 g
Pimenta-do-reino em grãos 3 g
Água 2 l

Preparação

Para preparar o cuscuz à marroquina, comece pela preparação do caldo: após desossar o pernil de cordeiro, coloque o osso em uma panela alta junto com um pau de canela 1 e adicione a pimenta-do-reino em grãos 2 e o sal 3.

Adicione também as cenouras e a cebola que você já descascou e cortou em pedaços 4 e despeje a água fria 5. Leve para ferver e deixe cozinhar por 40 minutos, removendo a espuma quando necessário com uma escumadeira 6.

Enquanto isso, corte a carne do pernil de cordeiro em pedaços 7, descasque e rale o gengibre 8 e corte a cebola em tiras 9.

Quando o caldo estiver pronto, coe-o com a ajuda de uma peneira 10, recolhendo-o em uma panela que você manterá aquecida 11. Neste ponto, despeje o óleo em uma frigideira grande e acrescente a cebola 12

o gengibre ralado 13 e refogue tudo, adicionando uma concha de caldo para ajudar no cozimento e evitar que queime 14. Deixe cozinhar por 10 minutos e, enquanto isso, descasque as cenouras 15

e corte-as em três pedaços fazendo um corte diagonal 16. Faça o mesmo com as abobrinhas, lave-as e retire as pontas: corte-as ao meio no sentido do comprimento 17 e depois em três partes, na diagonal 18.

Volte para o refogado e adicione a carne de cordeiro 19, salgue 20 e cubra a carne com o caldo quente 21.

Tampe 22 e deixe cozinhar por 30 minutos. Após esse tempo, adicione as abobrinhas e as cenouras 23 e o grão-de-bico pré-cozido 24.

Salgue novamente 25, tampe e cozinhe por mais 20 minutos 26. Quando faltarem 5 minutos para o ensopado terminar de cozinhar, adicione também as passas 27.

Agora pegue o cuscuz, distribua-o em uma assadeira para criar uma camada fina e adicione o sal 28 e o açafrão 29. Despeje cerca de 200-250 g de caldo quente 30.

Deve cobrir completamente o cuscuz 31. Cubra o refratário com filme plástico e deixe o cuscuz inchar por cerca de 3 minutos, até que ele tenha absorvido todo o caldo 32. Uma vez que o caldo tenha sido completamente absorvido, retire o filme e solte o cuscuz com um garfo, para eliminar possíveis grumos 33.

Pique finamente a salsa 34 e passe para a montagem: em um prato grande, coloque o cuscuz e, por cima, disponha os pedaços de cordeiro no centro e os legumes em raio. Polvilhe com a salsa picada 35 e sirva 36: seu cuscuz à marroquina está pronto para ser degustado!

Conservação

Recomenda-se consumir o cuscuz à marroquina assim que estiver pronto. Se sobrar, conserve-o por no máximo um dia na geladeira, em um recipiente fechado ou bem coberto com filme plástico.

Dica

A nossa versão do cuscuz à marroquina é uma versão que poderíamos definir como "europeizada", ou seja, com ingredientes que melhor atendem ao gosto dos consumidores ocidentais. No entanto, se você gosta de sabores marcantes, pode adicionar cominho, uma especiaria muito difundida também na culinária dos países norte-africanos, de sabor inconfundível, mas muitas vezes pouco apreciado pelos europeus. Você pode enriquecer seu cuscuz com amêndoas e castanhas de caju. Para acelerar a preparação do cuscuz, você pode usar um caldo de legumes já pronto, aquecendo-o antes de adicioná-lo à carne do ensopado.

A proporção recomendada entre o cuscuz e a água (ou caldo) é 1:1, mas pode variar de acordo com o tipo de cuscuz utilizado, portanto, sempre recomendamos ler o que está indicado na embalagem

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.