Tigelinhas de pão com creme de grão-de-bico

/5

APRESENTAÇÃO

As tigelinhas de pão com creme de grão-de-bico são um primeiro prato saboroso, que oferece uma versão original e deliciosa da massa de pão e dos grãos-de-bico. Preparar este prato é muito mais simples do que parece!
Comece fazendo um refogado perfumado de chalotas, que se torna a base para os grãos-de-bico reidratados, os quais são cobertos com caldo de legumes e aromatizados com raminhos de alecrim. Uma vez cozidos, basta bater tudo no liquidificador para transformá-los em um convidativo e cremoso Creme de grão-de-bico. Por que servir um delicioso creme em um prato comum, quando você pode fazer tigelinhas de pão? Depois de preparar a clássica massa de pão, estenda-a e cubra a superfície externa das tigelinhas.
Uma vez no forno, o trabalho está feito! Agora é só servir tudo nas tigelinhas e aproveitar o espetáculo: sim, porque seus convidados ficarão de boca aberta. As tigelinhas de pão com creme de grão-de-bico, além disso, podem ser personalizadas de acordo com os seus gostos, então, o que está esperando para prepará-las?

INGREDIENTES

Ingredientes para 4 tigelinhas com diâmetro de 10 cm
Água 125 g
Farinha tipo 00 125 g
Azeite virgem extra 5 g
Sal fino 5 g
Açúcar 2 g
Fermento biológico seco 2 g
Para o creme de grão-de-bico
Grão-de-bico seco 200 g
Caldo de legumes 500 ml
Chalota 1
Alecrim 2 raminhos
Azeite virgem extra quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Sal fino quanto baste
Para guarnecer
Trufas negras quanto baste - em lascas (opcional)

Preparação

Para preparar a tigela de pão com creme de grão-de-bico, comece colocando os grãos-de-bico secos para reidratar na noite anterior: coloque-os em uma tigela, cubra com água e deixe descansar por 12 horas 1. Você também pode usar grãos-de-bico pré-cozidos, assim, você pula esta etapa. Depois disso, dedique-se à preparação da massa de pão, consultando nossa Escola de culinária: Massa para pão; alternativamente, você pode usar 10 g de fermento biológico fresco. Uma vez formada a massa, dê-lhe uma forma redonda, transfira para uma tigela, cubra-a com filme plástico e deixe fermentar em um local seco e morno por cerca de 1 hora, 1 hora e meia 2, até dobrar de volume. Em seguida, limpe e descasque a chalota e pique-a finamente 3.

Aqueça um fio de azeite em uma panela com bordas altas e refogue a chalota picada 4. Após o tempo necessário para sua reidratação, escorra os grãos-de-bico, que estarão amolecidos, e coloque-os na panela 5. Refogue os grãos-de-bico por alguns minutos em fogo médio, depois cubra com o caldo de legumes (para saber como prepará-lo e conservá-lo da melhor forma, consulte nossa Escola de culinária: Caldo de legumes) e adicione 2 raminhos de alecrim para aromatizar 6.

Coloque uma tampa na panela e deixe cozinhar em fogo baixo por cerca de 2 horas e meia 7. Enquanto isso, dedique-se à preparação das tigelinhas: uma vez que a massa de pão dobrar de volume 8, retire o filme plástico, transfira para uma superfície levemente enfarinhada e trabalhe com um rolo, até obter uma folha redonda com cerca de meio centímetro de espessura 9. Divida em quatro partes, ajudando-se com um cortador de massa.

Nesse ponto, pegue 4 tigelinhas de terracota ou vidro resistente a altas temperaturas com diâmetro de 10 cm, vire-as sobre a superfície de trabalho e unte a superfície externa com um pincel 10. Em seguida, coloque a massa sobre as tigelinhas 11, fazendo-a aderir bem e eliminando as partes em excesso com um cortador de massa 12.

Modele as bordas das tigelinhas, formando pregas 13, então asse em forno estático pré-aquecido a 200° por 15 minutos, até que a superfície esteja levemente dourada, se usar forno ventilado, asse a 180° por 10 minutos. Em seguida, desenforme os pães e coloque-os dentro das tigelinhas, para que a parte interna também asse 14. Volte ao forno sempre a 200° por 10 minutos ou a 180° por 5 minutos se assar no forno ventilado. Enquanto as tigelinhas de pão assam, retire os raminhos de alecrim da sopa de grão-de-bico e transfira tudo para um liquidificador 15.

Bata por alguns segundos, até obter um composto liso e homogêneo 16. Agora, despeje o creme de grão-de-bico dentro das tigelinhas 17 e decore com lascas de trufa negra 18. Suas tigelinhas de pão com creme de grão-de-bico estão prontas para serem servidas quentes!

Conservação

Recomenda-se consumir as tigelinhas de pão com creme de grão-de-bico na hora. Você pode guardar separadamente o creme de grão-de-bico na geladeira em um recipiente hermético ou bem coberto com filme plástico por no máximo 1 dia. Guarde as tigelinhas de pão por no máximo 1 dia dentro de um saco plástico. Se quiser, você pode congelar a tigela de pão uma vez assada e depois aquecê-la diretamente no forno.

Conselho

As tigelas de pão são sempre incríveis, qualquer que seja o creme que contenham :) Se você escolher preparar a versão com grãos-de-bico, precisa saber algumas coisas: primeiro que os grãos-de-bico pré-cozidos também são ótimos (e você pode esquecer tranquilamente da reidratação); depois que você pode temperar tudo com molho de tomate, talvez aromatizado com algumas ervas perfumadas (como louro, salsa, tomilho ou manjerona). Por fim, lembre-se que a guarnição perfeita tem seus sabores preferidos: croûtons de pão crocantes, camarão, lulinhas ou bacon crocante no lugar da trufa...

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.