Torta salgada de polenta

- Dificuldade: Fácil
- Tempo de preparação: 50 min
- Tempo de cozimento: 50 min
- Porção: 10
- Custo: Médio
APRESENTAÇÃO
A torta salgada de polenta é um prato original e delicioso, ideal para iniciar um almoço ou jantar ou perfeito para servir como prato principal. Nesta receita, a polenta é usada para criar uma crosta macia e saborosa, que envolve um recheio saboroso e substancioso. Entre as bordas e os losangos de polenta, há um recheio preparado com linguiça toscana, aromatizada com alho picado, tomilho e alecrim, e cogumelos mistos. O sabor forte da linguiça combina perfeitamente com o sabor delicado e característico dos cogumelos porcini e champignon. O molho bechamel é, então, o toque final que torna o recheio ainda mais cremoso. Com a torta salgada de polenta, você descobrirá uma ótima alternativa às mais tradicionais massas folhadas e brisè, uma nova forma de trazer para a mesa um dos clássicos ingredientes da tradição culinária italiana. Não resta mais nada a fazer além de preparar a torta salgada de polenta e experimentar vários recheios, aqueles que você mais gostar: molho, speck e cogumelos, queijo derretido!
INGREDIENTES
- Ingredientes para a polenta para forma de 27 cm de diâmetro
- Farinha de milho desejada 200 g
- Água 800 ml
- Parmigiano Reggiano DOP quanto baste - para ralar
- Azeite virgem extra quanto baste
- Sal fino quanto baste
- Pimenta preta quanto baste
- Para o recheio
- Cogumelos porcini 250 g
- Cogumelos champignon 250 g
- Luganega 450 g
- Vinho branco seco 50 g
- Manteiga 40 g
- Alho 1 dente
- Tomilho 3 raminhos
- Alecrim 3 raminhos
- Noz-moscada quanto baste
- Para o molho bechamel
- Leite inteiro 400 ml
- Manteiga 40 g
- Farinha tipo 00 40 g
- Noz-moscada quanto baste
- Sal fino quanto baste
- Pimenta preta quanto baste
Preparo

Para preparar a torta salgada de polenta, comece pelos ingredientes que constituirão o recheio. Primeiro, limpe os cogumelos: remova os resíduos de terra dos cogumelos porcini e champignon (1-2). Uma vez limpos e lavados, corte os cogumelos em quartos 3 e reserve-os em uma tigela.

Agora descasque um dente de alho e pique-o finamente 4, depois retire as folhas dos ramos de alecrim e tomilho e pique finamente as folhas e agulhas 5. Finalmente, faça um corte delicado na pele da linguiça e esfarele-a 6, eliminando a pele e juntando a carne em uma tigela.

Neste ponto, derreta a manteiga em uma frigideira grande 7, adicione o alho picado 8 e o picado de alecrim e tomilho 9 e deixe refogar em fogo baixo por alguns minutos.

Coloque a linguiça na panela e deixe cozinhar por 10 minutos 10. Durante o cozimento, tempere tudo ralando a noz-moscada 11, se preferir pode usar a noz-moscada em pó, e borrifando com o vinho branco 12.

Após esse tempo, adicione os cogumelos cortados que você havia reservado 13, guardando alguns para a decoração final da torta, e ajuste o sal e a pimenta a gosto 14, então deixe cozinhar por mais 15 minutos em fogo baixo, cobrindo com uma tampa, até que fiquem ligeiramente murchos 15. Desligue o fogo e reserve.

Prepare agora o bechamel: derreta a manteiga em uma panela de bordas altas 16 e derreta em fogo baixo. Uma vez derretido, adicione a farinha já peneirada 17 e deixe cozinhar por alguns minutos, mexendo continuamente para evitar que a farinha grude no fundo. Em seguida, adicione o leite 18, que você já havia aquecido, e continue mexendo.

Tempere com uma pitada de sal e pimenta e uma pitada de noz-moscada ralada 19 ou em pó, depois coloque uma tampa na panela e deixe cozinhar por cerca de 15 minutos, até que o bechamel tenha engrossado 20. Para preparar e conservar o bechamel da melhor forma, consulte nossa receita aqui. Uma vez pronto, despeje o bechamel no recheio de linguiça e cogumelos 21 e mexa para misturar tudo.

Agora trate da polenta: encha uma panela grande com água, adicione sal, despeje um fio de azeite e leve para ferver. Em seguida, adicione a polenta em chuva 22 e comece a mexer vigorosamente com um batedor 23. Continue mexendo com uma colher de pau até que a polenta atinja uma consistência espessa 24. Desligue o fogo e deixe esfriar. Para descobrir como preparar e conservar a polenta da melhor maneira, consulte a receita aqui.

Enquanto isso, unte uma forma de torta de 27 cm de diâmetro com manteiga, usando um pincel 25, depois transfira a polenta para um saco de confeitar com bico em forma de estrela e crie o fundo da torta, formando círculos concêntricos 26. Por fim, faça a borda da torta, pressionando a polenta ao longo do perímetro da forma 27.

Agora despeje o recheio no centro 28 e nivele com as costas de uma colher de pau. Usando ainda o saco de confeitar, forme os clássicos losangos da torta (29-30).

Finalize com uma pitada de queijo parmesão ralado 31 e posicione os cogumelos que você reservou 32. Asse a torta em forno estático pré-aquecido a 200° por 45 minutos e 5 minutos a 250° na função grill. Uma vez cozida, não resta mais nada além de servir e saborear a torta salgada de polenta bem quente 33!