Tranças fritas de ricota

/5

APRESENTAÇÃO

A massa brioche é a massa ideal para doces fofos e perfumados. Desta vez, nós nos superamos e adicionamos um pouco de ricota à base clássica, assim melhorando sua consistência. O resultado nos fez apaixonar imediatamente. Por isso, apresentamos nossas tranças fritas de ricota, ideais para um delicioso lanche. O açúcar refinado na superfície confere uma leve crocância, um pouco como acontece com as graffe, que ficam ainda mais gostosas. Elas têm em comum não apenas o fato de serem boas e fofas, mas ambas são perfeitas para celebrar o Carnaval! Estão prontos para mergulhar em um mundo de fofura e delícia? Entrelaçem conosco estas deliciosas tranças fritas de ricota e descubram outros doces de Carnaval para fazer em casa!

INGREDIENTES

Ingredientes para 14 unidades de 80 g cada
Farinha tipo 00 550 g
Ricota de vaca 350 g
Açúcar 50 g
Ovos 115 g - (cerca de 2 médias)
Manteiga 40 g - macio
Casca de laranja 1
Sal fino 4 g
Fermento biológico seco 21 g - (com fermento natural desidratado)
Para fritar e polvilhar
Óleo de sementes quanto baste
Açúcar quanto baste

Preparo

Para preparar as tranças fritas de ricota, comece pela massa base. Em uma batedeira planetária com a pá de folha, coloque a farinha, o fermento 1, a ricota 2 e ligue a batedeira em velocidade baixa para misturar tudo 3.

Adicione a casca ralada de uma laranja 4, o açúcar 5, os ovos 6

e deixe misturar bem 7. Neste ponto, substitua a pá de folha pelo gancho 8 e adicione a manteiga amolecida aos poucos 9.

Quando estiver absorvido, adicione também o sal 10. Assim que a massa se prender ao gancho 11, desligue o robô e transfira a massa para a bancada de trabalho, trabalhe brevemente com as mãos e forme uma bola lisa 12.

Coloque em uma tigela, cubra 13 e deixe crescer a uma temperatura de 26-28°C por cerca de 2 horas ou até dobrar de volume 14. Transfira a massa crescida para a bancada e comece a dividi-la com um cortador de massa 15

em 14 pedaços de 80 g cada 16. Forme uma bola em cada pedaço 17 e faça rolinhos de cerca de 12 cm 18.

Neste ponto, proceda assim: corte em 3 partes, mas sem dividir completamente 19. Em seguida, entrelace as três partes 20 até formar uma trança 21.

Coloque todas as tranças em uma bandeja com papel manteiga e cubra 22 e deixe crescer por uma hora 23. Aqueça o óleo a uma temperatura de 160°C-170°C e mergulhe não mais que um ou dois pedaços de cada vez 22.

Deixe dourar por 4-5 minutos e depois escorra em papel absorvente 25. Assim que estiverem todas prontas, passe-as no açúcar refinado 26 e suas tranças fritas de ricota estão prontas 27.

Conservação

Para preservar a crocância das tranças fritas de ricota, recomenda-se consumi-las imediatamente ou o mais rápido possível.

Não é recomendada a congelamento.

Dica

Se desejar, você pode perfumar a massa das tranças fritas de ricota com casca de limão ou baunilha. Além disso, se quiser experimentar uma versão assada, asse as tranças a 170°C por cerca de 20 minutos, antes pincele com gema e creme de leite e depois polvilhe com açúcar.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.