Pão brioche

/5

APRESENTAÇÃO

O pão brioche é uma das preparações de base mais versáteis da culinária, uma massa da qual se originam pães perfumados e deliciosos como brioche ou pãezinhos doces. De origem francesa, a forma mais clássica em que é servido é a de um charmoso pão de forma, perfumado e levemente doce, de consistência macia, perfeito para preparar french toast ou para ser usado simplesmente no lugar do pão ou torradas, espalhado com geleia ou Nutella. O pão brioche não é absolutamente difícil de fazer, basta seguir as poucas precauções que explicamos na nossa receita e você obterá assim um fantástico produto de forno feito em casa. De hoje em diante, você poderá deliciar familiares e convidados no café da manhã ou a qualquer momento do dia com suas preparações de pão brioche, como o nosso wool roll bread ou as rolinhos macios!

Descubra também:

DESCUBRA TAMBÉM o especial: As melhores batedeiras planetárias

 

INGREDIENTES

para duas formas de 17x9 cm
Farinha Manitoba 300 g - fria
Manteiga 110 g - macio mas ainda plástico
Leite inteiro 70 g - frio
Açúcar 60 g - frio
Mel 20 g
Ovos 2 - frias
Fermento biológico fresco 9 g - frio
Sal fino 3 g
Extrato de baunilha 1 colherinha
para pincelar
Gemas 2
Leite inteiro 2 colheres

Preparação

Para preparar o pão brioche, a primeira coisa a fazer é colocar todos os ingredientes no freezer por 15 minutos, exceto a manteiga, depois comece a preparar a massa. Coloque na tigela de uma batedeira planetária, equipada com gancho, a farinha de manitoba e o açúcar 1, depois esfarele o fermento com as mãos 2. Em uma tigela à parte coloque os ovos, o mel 3 e o extrato de baunilha.

Bata os ovos 4 e despeje a mistura na batedeira 5, ligue em baixa velocidade e adicione o leite aos poucos 6. Misture até que a massa esteja bem ligada, levará cerca de 5-10 minutos. De vez em quando, desprenda a massa do gancho e vire-a, dessa forma ela se ligará mais facilmente.

Adicione o sal 7. Quando estiver bem absorvido, adicione a manteiga um pedaço de cada vez, esperando que o primeiro esteja bem incorporado antes de adicionar o próximo 8. Não tenha pressa, é uma etapa delicada e fundamental. Assim que obtiver uma massa homogênea, levará cerca de 15 minutos de trabalho, transfira a massa para uma superfície levemente untada. Dê algumas dobras de reforço slap&fold, depois forme uma bola 9.

Transfira para uma tigela levemente untada 10 e cubra com filme plástico. Deixe fermentar por 2 horas à temperatura ambiente até dobrar de volume 11, depois coloque a massa na geladeira durante a noite (8-10 horas). Após esse tempo, vire a massa em uma superfície, forme um cilindro e divida em porções de 100 g 12.

Você deverá obter 6 pedaços 13. Trabalhe um pedaço por vez na superfície adicionando pouquíssima farinha, caso contrário não fará atrito. Primeiro, deve-se alongá-los para obter um retângulo e depois enrolá-los sobre si mesmos; gire o cilindro 90° e repita a mesma operação 14. Faça o mesmo para todos os 6 pedaços, tentando obter uma forma levemente ovalada, alongada 15.

Unte e enfarinhe duas formas grandes de 16x9 cm, com 7 cm de altura, e disponha dentro de cada uma 3 porções de pão brioche, colocando-as lado a lado e com cerca de 1 cm de distância 16. Cubra com filme plástico 17 e deixe fermentar por 2-3 horas até triplicar de volume 18.

Quando faltar cerca de meia hora para o fim da fermentação, bata junto as gemas e o leite 19 e use para pincelar os pães brioche 20. Após 30 minutos, o ovo estará completamente seco; você pode fazer uma segunda pincelada 21.

Asse em forno ventilado pré-aquecido a 170° por 15-18 minutos. Quando estiverem bem dourados, retire do forno 22 e deixe esfriar transferindo-os para uma grade 23. Seu pão brioche está pronto para servir 24!

Conservação

O pão brioche tende a secar muito rapidamente, portanto, mantenha-o sempre conservado sob uma cúpula de vidro, ou em um saco para alimentos, e consuma-o dentro de 1-2 dias.

Você pode congelar o pão brioche, uma vez assado e completamente resfriado, talvez em fatias, para descongelá-lo conforme necessário.

Conselho

A passagem na geladeira é um estágio de maturação, que permite que os sabores se intensifiquem e a massa se firme, tornando o manuseio mais fácil.

Você pode aromatizar o pão brioche com aromas como casca de limão ou laranja. Você também pode enriquecê-lo adicionando gotas de chocolate.

Você pode personalizar as formas a dar à massa, por exemplo, formando uma trança ou pequenos pãezinhos para assar em uma assadeira forrada com papel manteiga.

Se preferir, pode usar apenas uma forma, obviamente maior, mas os tempos de cozimento podem mudar.

Para preparar o pão brioche é muito importante que todos os ingredientes estejam frios, visto que a batedeira tende a aquecer a massa.

Experimente também a babka, semelhante a um pão brioche trançado: tanto na versão de chocolate quanto na de limão e mirtilos!

Curiosidade

A palavra brioche indica uma massa levedada muito macia que se presta muito bem a preparações doces e salgadas, graças ao seu sabor muito neutro devido à pequena quantidade de açúcar presente e que permite ter uma massa de cor clara. Ao contrário da massa folhada, que precisa ser trabalhada em um ambiente fresco, o pão brioche precisa de um ambiente morno para fermentar naturalmente e com delicadeza. A origem do nome parece ser bastante controversa. Alexandre Dumas atribuiu o nome ao famoso queijo brie, porque originalmente parecia que a massa era feita com o brie. Enquanto a fonte mais acreditada parece dar como certo até mesmo dois termos como brier no sentido de amassar ou broyer no sentido de trabalhar, obviamente a massa.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.