Vincisgrassi

/5

APRESENTAÇÃO

Os vincisgrassi são uma receita típica das Marche que dizem ter sido preparados em honra do general austríaco Windisch Graetz, que se destacou na defesa da cidade de Ancona contra as tropas napoleônicas em 1799. Este saboroso primeiro prato é uma massa assada composta de várias camadas, coberta com parmesão ralado e um ragù especial feito com diferentes tipos de carnes. Os vincisgrassi são um prato muito rústico e tradicional: cada família guarda a sua própria receita! Alguns enriquecem os vincisgrassi com bechamel, outros preparam uma massa fresca aromatizada com marsala ou vinho cozido, e outros ainda adicionam também cristas de galo e outras miudezas no ragù, aquelas partes menos nobres que eram frequentemente usadas nas receitas mais antigas como a galantina de faraona. A nossa versão dos vincisgrassi é muito simples: lasanha fresca e ragù de carne à base de boi, porco e miúdos de frango (fígados, corações e pulmões), temperado com bacon. Uma polvilhada de parmesão ralado entre uma camada e outra e pronto um prato realmente saboroso!

INGREDIENTES
Lasanha de ovo 500 g
Miudezas de frango 350 g
Cebolas 1
Cenouras 1
Aipo 1 talo
Passata de tomate 300 g
Parmigiano Reggiano DOP 100 g - para ralar
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Azeite virgem extra quanto baste
Porco 200 g - polpa
Carne de boi 200 g - polpa
Pancetta 100 g
Caldo de carne 200 ml

Preparação

Para preparar os vincisgrassi, comece cortando o bacon em tiras 1 e em pedaços pequenos os vários cortes de carne: o porco 2, o boi e, por fim, os miúdos de frango 3.

Corte finamente o aipo, a cenoura e a cebola e coloque-os numa panela para refogar por 5 minutos, com azeite de oliva extra virgem junto com o bacon 4. Deixe dar sabor por alguns minutos e, em seguida, adicione o boi e o porco 5 e deixe cozinhar por cerca de dez minutos, até que a carne fique dourada. Adicione o molho de tomate e ajuste o sal e a pimenta 6.

Adicione ao molho também os miúdos de frango e misture com uma colher de pau 7; cubra com uma tampa e deixe cozinhar por cerca de uma hora e meia, mexendo de vez em quando e adicionando caldo se o ragù secar 8. O ragù deve estar bem cozido e engrossado 9.

Uma vez que o ragù esteja pronto, você pode montar os vincisgrassi em uma assadeira de bordas altas: coloque algumas colheres de molho no fundo e, em seguida, forre a assadeira com uma primeira camada de lasanha (você pode usar aquela já pronta ou fazer à mão seguindo a receita aqui), cubra com uma colher generosa de ragù e uma colher de parmesão ralado 10. Continue assim até formar pelo menos dez camadas (é uma característica do vincisgrassi) e termine com uma camada de ragù e uma boa quantidade de parmesão 11. Asse em forno quente a 180° por 30 minutos e retire assim que se formar uma bela crosta dourada na superfície 12. Sirva imediatamente os seus vincisgrassi!

Conservação

Você pode congelar os vincisgrassi depois de cozidos, descongelá-los na geladeira e aquecê-los no forno antes de guardar. Conserve os vincisgrassi na geladeira, cobertos com filme plástico, no máximo por 2 dias.

Curiosidades

Há registro de uma lasanha particular, chamada “Princisgrass”, já no final do século 18 quando o cozinheiro Antonio Nebbia redigiu o livro de cozinha “Il cuoco maceratese”. Embora a preparação seja muito diferente da versão atual dos vincisgrassi, a receita de Nebbia é provavelmente a versão mais antiga deste prato.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.