Cassata siciliana
- Difícil
- 1 h 40 min
- Kcal 1029
A culinária toscana não é feita apenas de pão sem sal, ensopados de carne ou pratos simples, mas deliciosos de aproveitamento, como a Pappa al pomodoro e a ribollita. Nos dias de festa, também são feitos sobremesas fabulosas, como o zuccotto. Uma sobremesa que tem origens bastante antigas à base de pão de ló, que com o tempo evoluiu principalmente no recheio. Hoje existem várias versões desta sobremesa clássica e a nossa escolha recaiu sobre um recheio à base de ricota: dentro do zuccotto você encontrará duas camadas deliciosas de ricota e laranja cristalizada e um coração mesclado com cacau e chocolate! Prepare o zuccotto e leve-o à mesa ainda inteiro... ao cortá-lo, você descobrirá junto com seus convidados essa linda surpresa: um jogo de sabores, camadas e cores, também graças ao banho de alchermes que dá uma nota marcante e realça o sabor da sobremesa!
Para preparar o zuccotto, a primeira coisa a fazer é preparar o pão de ló. Despeje os ovos na tigela de uma batedeira. Adicione as sementes da vagem de baunilha 1 e uma pitada de sal 2. Comece a bater tudo e, quando os ovos ficarem espumosos, adicione o açúcar lentamente 3.
Enquanto isso, unte e enfarinhe cuidadosamente uma forma de 24 cm e, assim que a mistura de ovos e açúcar ficar clara, volumosa e espumosa 4, desligue a máquina. Peneire a farinha e o amido de milho 5 e, em seguida, misture delicadamente com uma espátula, fazendo movimentos circulares de baixo para cima 6.
Despeje tudo na forma 7 e use uma espátula para nivelar a superfície 8. Asse o pão de ló em forno estático pré-aquecido a 160° na prateleira mais baixa por cerca de 50 minutos. Evite abrir o forno durante esse tempo e, antes de retirar o bolo, verifique o cozimento fazendo sempre o teste do palito, já que cada forno cozinha de maneira diferente. Inserindo o palito no centro do bolo, ele deve sair completamente seco. Uma vez assado, retire o pão de ló do forno 9.
Aguarde alguns minutos e, em seguida, desenforme-o virando-o de cabeça para baixo e deixe esfriar completamente em uma grade 10. Neste ponto, peneire a ricota em uma tigela 11, depois adicione o açúcar 12
e misture com um batedor 13. Em uma tigela à parte, bata o creme de leite 14 e incorpore-o à mistura de ricota muito delicadamente, mexendo de baixo para cima para não desmontar 15.
Neste ponto, transfira cerca de 1/3 da mistura, ou cerca de 200 g, para outra tigela 16. Em seguida, adicione os cubos de laranja cristalizada na tigela com mais recheio 17 e misture o restante mexendo com a espátula 18. Coloque em um saco de confeitar.
Já na tigela com menos recheio, peneire o cacau em pó 19 e adicione as gotas de chocolate 20. Misture tudo 21 e coloque em outro saco de confeitar.
Quando o pão de ló estiver frio, elimine a crosta superior do pão de ló 22, depois vire-o e corte-o em fatias de aproximadamente 1 cm de espessura 23. Neste ponto, pegue uma forma de zuccotto ou uma tigela de vidro, com 17 cm de diâmetro e 11 cm de altura. Arrume as fatias recém-cortadas dentro, de modo a aderirem bem às bordas 24
e forre completamente a tigela 25. Neste ponto, usando um pincel, umedeça ligeiramente a parte interna com o alchermes 26. Despeje o creme branco dentro, de modo a deixar uma cavidade no centro 27,
que você ampliará e alisará usando uma colher 28. Em seguida, coloque o creme de ricota e chocolate dentro do buraco recém-criado 29 e, com uma colher, nivele a superfície 30.
Agora só falta selar o zuccotto. Coloque as fatias de pão de ló por cima e, com uma faca, elimine o excesso 31. Coloque as fatias lado a lado para cobrir completamente a base 32. Em seguida, ainda com o pincel, molhe também a base.
Cubra com filme plástico e coloque na geladeira por pelo menos três horas. Depois desse tempo, vire-o em um prato 35 e retire a tigela 36.
Peneire primeiro com o cacau amargo 37 e depois com o açúcar de confeiteiro 38. Corte em fatias e sirva o seu zuccotto 39.