Abóbora agridoce à siciliana

/5

APRESENTAÇÃO

A abóbora agridoce à siciliana, conhecida tradicionalmente como "o ficatu ri setti cannola" é um acompanhamento rústico e simples que evoca tempos passados quando a pobreza aguçava a criatividade na cozinha. Segundo as lendas mais difundidas, este prato nasceu em um dos mais antigos e populares mercados de Palermo, o da Vucciria; aqui, antigamente, os ambulantes anunciavam sua abóbora vermelha frita preparada em agridoce chamando-a de o ficatu ri setti cannola (o fígado das sete torneiras). A abóbora preparada dessa forma era destinada àqueles que, não podendo comprar o caro fígado agridoce reservado aos nobres, eram forçados a se contentar com este prato que o lembrava. A referência às sete torneiras se referia às fontes perto das quais os vendedores operavam dentro da praça do mercado. A abóbora agridoce à siciliana passou de alternativa econômica a um dos pratos típicos desta região e hoje ganha seu lugar de direito na cozinha vegetariana e vegana. Nós a propomos na sua versão, pois como toda receita regional, as versões variam de família para família e de cidade para cidade: como você a prepara?

Se você ama este legume, experimente também a nossa receita de abóbora na frigideira, fácil e rápida!

INGREDIENTES
Abóbora vermelha 1800 g
Azeite virgem extra 400 g
Açúcar 15 g
Sal fino quanto baste
Vinagre de vinho branco 60 g
Alho 3 dentes
Hortelã quanto baste

Preparo

Para preparar a abóbora agridoce à siciliana, pegue a abóbora vermelha, retire a casca com uma faca 1, depois divida-a ao meio 2 e corte cada metade em fatias de 1 cm de espessura 3.

Coloque uma panela no fogo, despeje o óleo de oliva e aqueça-o, quando atingir 170°C, o óleo está pronto para fritura. Meça a temperatura do óleo com um termômetro de alimentos para um cozimento ideal. Coloque as fatias de abóbora no óleo 4 e cozinhe por cerca de 4 minutos 5, a abóbora deve estar cozida mas ainda firme. Escorra as fatias de abóbora com uma escumadeira 6

e coloque sobre uma bandeja 7. Enquanto isso, lave e pique as folhas de hortelã 8 e fatie finamente o alho 9.

Descarte parte do óleo usado para fritar e mantenha 150 g na panela 10, adicione os dentes de alho descascados e fatiados 11, o açúcar 12,

e o vinagre de vinho branco 13, deixe reduzir o tempero em fogo alto por alguns minutos e depois desligue o fogo 14. Agora você pode servir a abóbora: coloque as fatias de abóbora em um prato, salgue 15

cubra com o tempero de óleo e alho 16, perfume com as folhas de hortelã picadas 17 e sirva quente ou morna a sua abóbora agridoce à siciliana 18.

Conservação

A abóbora agridoce se conserva na geladeira por no máximo 3 dias, coberta com filme plástico. Não é recomendado congelar.

Conselho

Como toda receita regional, a abóbora agridoce à siciliana também possui várias variantes: há quem omita a hortelã ou quem adicione passas. Como você a prepara?

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.