Coelho à stimpirata

/5

APRESENTAÇÃO

O agridoce é um dos temperos mais preciosos da cozinha do sul, especialmente na tradição popular siciliana. A deliciosa e controversa união de açúcar e vinagre torna especiais os pratos à base de legumes, a caponata e a abóbora, para citar alguns, peixes e carnes. Agora você já entendeu pelas nossas dicas que estamos na Sicília. Para não despertar o saudável e justo regionalismo, ficaremos um pouco vagos. A receita do coelho à stimpirata, de fato, parece ser comum em Siracusa quanto em Agrigento com as devidas diferenças. Mas o que é a stimpirata? Muito simplesmente, é o termo utilizado para descrever o tempero que serve para deixar um prato mais saboroso! Portanto, o coelho à stimpirata, em dialeto u cunigghio a' stimpirata é justamente a carne temperada com o agridoce. Não se preocupe ao encontrar mais etapas, este segundo prato não é nada difícil de preparar! Trata-se simplesmente do cuidado e da dedicação necessários para preparar uma iguaria digna desse nome. Um pouco prato de festa, um pouco prato de domingo, o coelho à stimpirata é uma receita que agradará a todos na mesa. Esta é a nossa versão, não esqueça de nos contar a sua!

INGREDIENTES
Coelho 1 ¼ kg
Aipo 2 talos
Cenouras 2
Alho 2 dentes
Azeitonas verdes 100 g
Alcaparras em conserva 30 g
Vinagre de vinho branco 50 g
Açúcar 20 g
Azeite virgem extra quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Sal fino quanto baste
Hortelã 5 folhas
Farinha tipo 00 quanto baste
Água 650 g

Preparo

Para preparar o coelho à stimpirata, comece fervendo o coelho por 10 minutos em bastante água fervente 1. Após esse tempo, escorra 2 e seque com papel absorvente 3.

Enquanto o coelho esfria, limpe e fatie tanto o aipo 4 quanto as cenouras 5. Neste ponto, aqueça a quantidade de água indicada nos ingredientes em uma panela e depois despeje o óleo em uma frigideira e deixe aquecer bem. Enquanto isso, enfarinhe os pedaços de coelho, sacudindo o excesso 6

e mergulhe-os na frigideira 7. Deixe dourar em fogo alto por alguns minutos, virando para dourar uniformemente 8. Em seguida, reserve os pedaços 9.

No mesmo fundo de cozimento, adicione o aipo e as cenouras 10, os dentes de alho 11, as alcaparras 12,

as azeitonas esmagadas à mão 13 e misture tudo, deixando cozinhar por 10 minutos em fogo baixo. Depois, adicione uma concha de água que você aqueceu e despeje sobre os legumes 14. Agora que os legumes estão amolecidos, adicione o coelho 15.

Regue com a parte restante da água quente 16, salgue, mexa bem 17 e cubra com a tampa, deixando cozinhar por 30 minutos em fogo médio 18.

Após meia hora, retire a tampa e despeje o açúcar 19, o vinagre de vinho 20 e pique a hortelã 21.

Dê uma boa misturada 22 e deixe cozinhar por mais 5-6 minutos ou até que o tempero atinja a consistência que você preferir 23. Aqui está o seu coelho à stimpirata pronto 24.

Conservação

O coelho à stimpirata pode ser conservado por 2-3 dias, mantido na geladeira bem coberto.

Se desejar, você pode congelá-lo se tiver usado ingredientes frescos.

Dica

Dependendo das regiões e das famílias, o coelho à stimpirata conhece muitas variantes em branco, como apresentamos, ou com tomatinhos e pimentões!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.