Aipo de Verona com molho maionese

/5

APRESENTAÇÃO

Esta receita, típica do norte da Itália, especialmente da região do Vêneto, é uma entrada delicada, saborosa e ao mesmo tempo especial, pois o aipo de Verona (mais conhecido como aipo-rábano) é um produto de nicho, não presente em todos os mercados italianos, uma vez que é conhecido e cultivado principalmente no Norte. Esta preparação é absolutamente imperdível, e geralmente é um sucesso com todos devido à sua simplicidade e delicadeza, sendo também adequada para ocasiões especiais como as festas de Natal.

INGREDIENTES
Aipo-rábano 400 g - (aipo de Verona)
Maçãs Vovó Smith 1
Vinagre de maçã 3 colheres
maionese 250 ml

Preparo

Descasque e corte em "julienne" tanto a maçã (depois de retirar o miolo) quanto o aipo-rábano; como ambos tendem a escurecer após serem descascados e cortados, coloque-os imediatamente em uma tigela onde você já terá colocado a maionese misturada com o vinagre (ou o suco de um limão), e misture bem tudo. Ajuste o sal e coloque a mistura em um prato de servir, que, se desejar, poderá decorar ao redor com montinhos de maionese e pedaços de nozes ou com uma pitada de cebolinha finamente picada.

Curiosidades

O aipo-rábano é um vegetal conhecido principalmente no norte da Itália, especialmente no Vêneto, e é também chamado de aipo de Verona; tendo um sabor menos acentuado em comparação com o aipo em talos, é frequentemente usado como ingrediente principal em preparações gratinadas, soufflés, etc...

Conselho

Com a maionese feita em casa, bem, é outra coisa! Depois de misturar todos os ingredientes, incluindo o aipo e a maçã, deixe descansar por pelo menos meia hora antes de servir. Quanto à conservação, saiba que esta delícia pode durar alguns dias se colocada na geladeira, em um recipiente de vidro ou plástico com tampa ou coberta com filme plástico.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.