Alaçã assada com alcachofras e ervilhas

/5

APRESENTAÇÃO

Entre os peixes não muito conhecidos, encontramos uma variedade de peixe azul do Mar Mediterrâneo, a alacha, também chamada de Sardinella Aurita porque é muito semelhante às mais conhecidas sardinhas. De forma mais robusta e geralmente também maior, faz parte dos peixes mais simples, mas não se deve subestimar seu sabor! Nós escolhemos realçá-lo adicionando alcachofras e ervilhas, que são o acompanhamento perfeito para obter um prato rico para servir em um jantar ou almoço em família! A gentil gratinação aromatizada com tomilho e sálvia tornará tudo mais interessante, dando uma nota crocante e enriquecendo este prato. Prepare você também a alacha assada com alcachofras e ervilhas, serão necessários apenas alguns passos simples!

INGREDIENTES
Alcachofras 675 g
Alácia 230 g - 12 filés já limpos para um total de
Ervilhas 150 g
Limões 1 - (para acidular a água dos alcachofras)
Azeite virgem extra 50 g
Alho 1 dente
Vinho branco 50 g
Farinha de rosca 30 g
Tomilho 3 raminhos
Sálvia 4 folhas
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste

Preparo

Para preparar a alacha assada com alcachofras e ervilhas, primeiro cuide da limpeza das alcachofras. Corte a parte mais dura do caule 1 e elimine as folhas externas mais coriáceas 2 que podem ficar muito duras durante o cozimento. Usando uma faquinha afiada, descasque o caule 3

e corte a ponta da alcachofra 4. Divida-a ao meio 5, elimine a pelugem interna 6

e corte cada metade em duas 7. À medida que for cortando, coloque os pedaços de alcachofra em uma vasilha cheia de água, onde você terá espremido o limão para não escurecê-los 8. Uma vez cortadas todas as alcachofras, escorra e transfira-as para uma panela onde você já terá dourado o dente de alho junto com 30 g de óleo 9.

Deixe cozinhar em fogo médio-alto por 5-6 minutos 10, depois adicione o vinho branco 11 e, assim que toda a parte alcoólica tiver evaporado, adicione também as ervilhas 12.

Salpique, adicione pimenta 13, cubra com uma tampa 14 e deixe cozinhar por 10 minutos. Após o tempo necessário, transfira-os para uma assadeira 15, distribuindo-os bem no fundo;

depois, pegue seus filés de alacha 16 e posicione-os sobre a camada de alcachofras e ervilhas com a pele voltada para o fundo 16; regue-os com uma colher de óleo 17 e dedique-se a preparar a cobertura.

Retire as folhas de tomilho e sálvia, depois pique-as finamente 19 e adicione-as à farinha de rosca 20. Em seguida, misture para obter uma mistura homogênea 21

e polvilhe sobre seus filés de alacha 22. Regue com outra colher de óleo 23 e asse em forno estático pré-aquecido a 180° por 15 minutos, ativando a função grill nos últimos 3-4 minutos. Uma vez cozidos, sirva sua alacha com alcachofras e ervilhas ainda quente 24!

Conservação

Você pode conservar a alacha com alcachofras e ervilhas por um dia no máximo na geladeira. Não é recomendada a congelação.

Dica

Para um sabor ainda mais aromático, experimente adicionar a casca ralada de um limão na cobertura!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.