Sopa de favas, ervilhas e alcachofras

/5

APRESENTAÇÃO

A nossa sopa de favas, ervilhas e alcachofras se inspira em um prato típico do Lácio: a vignarola romana, um prato antigo geralmente feito no final da primavera... de fato, são pouquíssimas as semanas em que todos os ingredientes desta receita se encontravam juntos nas hortas dos camponeses. Um prato vegetariano rico em bons vegetais da estação, que servia para revigorar após longas horas de trabalho, hoje se transforma em um comfort food perfeito para toda a família! Para enriquecer esta sopa, colocamos sobre uma fatia de pão, posicionada no prato, um ovo, que, uma vez coberto pelos vegetais quentes, irá cozinhar ligeiramente, permanecendo ao mesmo tempo cremoso. Prepare também esta sopa de favas, ervilhas e alcachofras... você conseguirá trazer à mesa um prato único rico e substancioso!

INGREDIENTES
Ingredientes para a sopa
Ervilhas 250 g
Alcachofras 630 g - 4, para um total de
Grãos de fava 200 g
Cebolinha fresca 250 g
Alho 1 dente
Escarola (endívia) 370 g - 1 cabeça para um total de
Azeite virgem extra 30 g
Ovos 4 - frescas e orgânicas
Pão caseiro 300 g
Limões 1
Caldo de legumes 1 ½ l

Preparação

Para preparar a sopa de favas, ervilhas e alcachofras, comece preparando o caldo de legumes. Quando estiver pronto, dedique-se à limpeza das alcachofras: primeiro, elimine as folhas mais externas 1, depois corte a ponta 2 e divida cada alcachofra ao meio 3.

Elimine o miolo 4, o caule e, aos poucos, coloque as alcachofras em água acidulada (onde você espremeu 1 limão) 5, para evitar que escureçam. Passe a se ocupar da limpeza das favas, eliminando assim a pele externa 6.

Lave a cabeça de escarola em água corrente 7 e corte grosseiramente 8. Neste ponto, pegue os cebolinhos e elimine a parte final e a parte inicial mais verde 9,

depois corte-os primeiro ao meio e depois em fatias 10. Transfira-os para uma panela onde você colocou o óleo, deixe murchar por 1-2 minutos em fogo moderado e adicione primeiro o alho esmagado 11 e depois a escarola 12. Misture tudo e deixe cozinhar por 3-4 minutos,

enquanto isso, corte as alcachofras em 4 13. Quando a escarola estiver ligeiramente murcha, adicione as alcachofras 14, misture e espere 3-4 minutos antes de adicionar as favas 15

e as ervilhas 16. Salgue, apimente 17 e despeje o caldo de legumes quente 18.

Cubra com uma tampa 19 e cozinhe sua sopa de favas, ervilhas e alcachofras por 30 minutos em fogo baixo. Quando estiver quase pronta, faça os crostini: corte o pão em fatias 20, coloque-as em uma assadeira e regue com um fio de óleo 21.

Toste os crostini por 2-3 minutos em forno pré-aquecido a 240°C no modo grill. Quando estiverem bem dourados, retire-os do forno 22 e coloque um no centro do prato 23. Quebre o ovo e deixe-o escorregar delicadamente sobre o crostini 24,

mantendo sempre a sopa quente 25. Então, com a ajuda de uma concha e muito delicadamente, despeje a sopa no prato ao redor do crostini, despejando também um pouco de caldo sobre a gema (sem vegetais) para que possa cozinhar ligeiramente com o caldo quente 26. Adicione mais alguns crostini, uma pitada de pimenta e sua sopa de favas, ervilhas e alcachofras estará pronta para saborear 27, única recomendação: sirva-a bem quente!

Conservação

Apenas a sopa de favas, ervilhas e alcachofras pode ser conservada na geladeira por no máximo 2 dias! Na hora de servir, leve-a à fervura antes de despejá-la sobre o ovo!

Conselho

Uma variação desta preparação consiste em bater os ovos com queijo ralado e despejá-los na sopa quente, esperando que fiquem firmes sem mexer; depois, devem ser servidos com uma pitada de pimenta-do-reino moída.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.