Alcachofras recheadas com farinha de rosca

/5

APRESENTAÇÃO

Com as alcachofras podem-se preparar diversas receitas deliciosas, como esta siciliana, que propomos hoje: as alcachofras ammuddicati! Já pelo nome entende-se logo quais são os ingredientes principais deste prato, mas se você não é expert no dialeto siciliano, não se preocupe... o termo "ammuddicati" significa simplesmente "recheados com migalha", como se faz frequentemente com as Anchovas Empanadas. Estas alcachofras, de fato, são preparadas com uma panadura deliciosa, rica em queijos e farinha de rosca. O cozimento em molho as torna realmente macias, mas preste muita atenção à limpeza das alcachofras, para um resultado perfeito será necessário desfolhá-las até o ponto ideal, para eliminar as folhas mais duras. Estas alcachofras recheadas sicilianas são uma ótima versão vegetariana, perfeita para servir como prato principal, descubra conosco como prepará-las!

Aqui estão outras deliciosas receitas com alcachofras que você não pode perder:

 

INGREDIENTES

Alcachofras 4 - roxos, grandes
Queijo pecorino 60 g
Caciocavallo 50 g
Alho 1 dente
Farinha de rosca 100 g - (misto grosso e fino)
Salsa 1 ramalhete
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Azeite virgem extra 40 g
para o cozimento
Alho 1 dente
Azeite virgem extra quanto baste

Preparação

Limpe as alcachofras: corte completamente o caule 1, elimine as folhas externas e duras 2 e com uma faca pequena arredonde a base da alcachofra 3

Depois corte a ponta 4 e abra bem a alcachofra para que possa eliminar facilmente os pelos internos 5. Coloque a alcachofra assim limpa de cabeça para baixo em uma tigela de água acidulada com o suco de um limão 6 e repita a mesma operação para as outras.

Prepare a farofa: rale o pecorino com os lados finos do ralador 7 e o caciocavallo com os lados mais grossos 8. Pique finamente um dente de alho 9 e a salsa. 

Na tigela, misture a farinha de rosca, alho 10, salsa e os queijos 12

Adicione também sal, pimenta 13 e o óleo 14. Misture até obter uma mistura arenosa e úmida 15

Recupere as alcachofras e bata-as delicadamente sobre um pano de prato para eliminar o excesso de água e secá-las. Recheie-as com a farofa, abundando no coração 16 e depois procedendo abrindo as pétalas mais externas e recheando-as também 17. No final, pressione bem a farofa com as mãos, devolvendo à alcachofra a forma arredondada 18

Despeje em uma panela de fundo grosso uma volta de óleo e um dente de alho 19. Deixe pegar sabor por alguns minutos, depois disponha as alcachofras dentro 20, que devem ficar próximas, retas e apertadas. Despeje na panela um pouco de água (pode enxaguar o jarro onde pesou o óleo) 21

Cubra com a tampa 22, abaixe o fogo e deixe cozinhar em fogo baixo por cerca de meia hora. Durante o cozimento, verifique se as alcachofras permanecem úmidas, eventualmente adicione um pouco de água. Retire a tampa, deixe secar o eventual fundo de cozimento 23 e depois sirva as alcachofras ammuddicati bem quentes, com uma pitada de pimenta e um fio de óleo extra a gosto 24.

Conservação

Recomendamos consumir as alcachofras no momento da preparação. Como são muito delicadas, seria melhor não conservá-las e consumi-las imediatamente.

Conselho

Você pode escolher a variedade de alcachofra que preferir, todas as tipologias vão bem.

O caule das alcachofras pode ser descascado e utilizado em outras receitas, como um arroz de alcachofras ou um simples caldo de legumes.

Você pode enriquecer sua farofa com raspas de limão.

Dose o alho de acordo com seu gosto. Se não gostar, pode omitir, caso contrário, pode aumentar a quantidade, picando dois ou três dentes de alho.

A farinha de rosca comum é ótima, mas recomendamos misturá-la com uma parte de migalhas raladas ou usar farinha de rosca caseira para um efeito mais rústico e um sabor melhor.

Se ao centro da panela sobrar muito espaço, insira meia batata para manter as alcachofras apertadas.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.