Almôndegas com crosta de gergelim

/5

APRESENTAÇÃO

Quantas receitas se podem criar a partir de um ingrediente saboroso como o gergelim! Dos Jerusalem bagels ao finíssimo pão armênio, das trufas de queijo ao médio-oriental hummus de grão-de-bico, há apenas o constrangimento da escolha! Desta vez, quisemos usar duas variedades em uma única receita, para fazer almôndegas saborosas e tenras com crosta de gergelim. A característica principal deste prato é justamente a empanadura especial à base de gergelim, que colore e torna ainda mais deliciosas essas pequenas almôndegas de carne assadas no forno. Uma vez prontas, basta pensar no molho ou no acompanhamento para combinar e... pronto! Um delicioso finger food que vai literalmente desaparecer! E para uma versão à base de vegetais, por que não experimentar também as almôndegas de berinjela?

INGREDIENTES
Ingredientes para 38 almôndegas
Porco 300 g - moído
Carne de boi 300 g - moído
Pão integral 65 g - miolo de pão
Grana Padano DOP 50 g - (para ralar)
Sementes de gergelim 50 g
Sementes de gergelim preto 25 g
Ovos 1
Endro 1 pitada - fresco
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste

Preparo

Para preparar as almôndegas com crosta de gergelim, corte o miolo do pão integral em cubos, eliminando a crosta externa, e esmigalhe-o em um processador de alimentos com lâminas (1-2). Pique finamente o endro e reserve 3.

Em uma tigela grande, coloque a carne moída de porco e a de bovino 4, misturando-as com as mãos; adicione o miolo de pão triturado 5 e, em seguida, o queijo ralado 6.

Aromatize a mistura com o endro picado 7, depois incorpore o ovo 8 e ajuste o sal 9.

Adicione pimenta a gosto 10 e misture com as mãos até obter uma mistura homogênea 11. Neste ponto, molde almôndegas de cerca de 20 g cada uma com as mãos 12 e continue assim até terminar a mistura disponível: com nossas doses, você deve obter 38 almôndegas.

Coloque as sementes de gergelim branco em uma bandeja 13 e misture-as com as de gergelim preto, mexendo bem 14. Passe as almôndegas no gergelim, fazendo aderir bem à carne 15.

Continue assim com todas as almôndegas restantes 16 e, uma vez terminado, disponha-as uma ao lado da outra em uma assadeira forrada com papel manteiga 17. Asse as almôndegas em forno estático pré-aquecido a 180°C por cerca de 25 minutos (ou em forno ventilado a 160°C por cerca de 15-20 minutos), eventualmente regando-as com um fio de azeite. Após o tempo necessário, retire do forno e desfrute das suas almôndegas com crosta de gergelim bem quentes 18.

Conservação

É possível conservar as almôndegas com crosta de gergelim na geladeira, dispostas em um recipiente hermético ou cobertas com filme plástico, por no máximo 2 dias. Se foram utilizados ingredientes frescos, é possível congelar antes de passar as almôndegas na empanadura de gergelim.

Dica

Para um toque a mais de sabor, você pode aromatizar a mistura com tomilho, salsa ou manjerona, ou usar pecorino em vez do Grana ralado!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.