Arancini de espaguete

/5

APRESENTAÇÃO

Os arancini de espaguete são uma alternativa saborosa aos clássicos arancini de arroz, típicos da gastronomia siciliana. Como o próprio nome indica, ao contrário da receita tradicional, nesta versão são utilizados espaguetes, enriquecidos com manteiga, queijo e ovos, com os quais se forma uma "bola" que é então frita. Desta preparação existem inúmeras variações que diferem entre si pelos ingredientes utilizados no recheio; na receita mais comum, prepara-se um saboroso recheio de ragù à base de carne e ervilhas, acompanhado de alguns cubinhos de queijo scamorza. Os arancini de espaguete são ideais para preparar um aperitivo delicioso ou servir como entrada em um jantar entre amigos.

INGREDIENTES

Ingredientes para 20 arancini
Espaguete 500 g
Manteiga 35 g
Gemas 3
Grana Padano DOP 250 g - para ralar
Açafrão 1 saquinho
Azeite virgem extra quanto baste
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Ingredientes para o recheio
Manteiga 25 g
Carne de boi 200 g - moído
Cebolas brancas ½
Azeite virgem extra quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Ervilhas congeladas 100 g
Extrato de tomate 40 g
Sal fino quanto baste
Scamorza (provolone) 100 g
Vinho tinto 100 ml
para a massa
Farinha de rosca 500 g
Farinha tipo 00 150 g
Água 360 g
Sal fino 1 pitada
para fritar
Óleo de amendoim quanto baste

Preparo

Para realizar os arancini de espaguete comece pela preparação do ragù de carne: em uma frigideira antiaderente derreta, em fogo baixo, a manteiga com um pouco de óleo 1, em seguida adicione a cebola finamente picada 2 e refogue por alguns minutos. Quando a cebola estiver murcha, adicione a carne moída e refogue em fogo alto por 5 minutos 3;

Depois adicione o vinho e deixe evaporar 4. Diluia o extrato de tomate em pouca água 5 e adicione à carne 6, misture bem, ajuste o sal e a pimenta e continue cozinhando por 20 minutos em fogo moderado.

Quando a carne estiver quase cozida e o molho tiver engrossado, adicione as ervilhas congeladas 7 e termine o cozimento mexendo com frequência para não grudar os ingredientes no fundo da panela 8. Uma vez pronto, deixe esfriar o ragù de carne e ervilhas e coloque-o em uma tigela coberta com filme plástico, depois coloque-o na geladeira. Leve bastante água salgada para ferver e cozinhe o espaguete 9.

Enquanto isso, dissolva o açafrão em pó com um pouco da água do cozimento e adicione à massa 10. Quando o espaguete estiver cozido (recomendamos não escorrer al dente), escorra e coloque em uma assadeira com um pouco de óleo, para não grudar 11. Deixe esfriar completamente, depois tempere com manteiga 12;

E queijo parmesão ralado 13, ajuste o sal e adicione as gemas 14. Misture bem todos os ingredientes e corte grosseiramente a massa, ajudando-se com uma tesoura de cozinha 15.

Cubra agora a assadeira com o filme plástico e coloque na geladeira por uma noite 16. Decorrido o tempo indicado, retire a massa e o ragù da geladeira, depois corte a scamorza em cubinhos 17. Comece a compor os arancini pegando um pouco de espaguete e formando uma bola, com dois dedos crie um buraco no centro 18;

E adicione uma colherinha de ragù 19 e alguns pedacinhos de queijo 20. Sempre ajudando-se com a pressão das mãos, feche o arancino e coloque-o em uma bandeja. Proceda da mesma forma até formar todos os arancini.

Cubra tudo com filme plástico e coloque na geladeira por cerca de dez minutos. Enquanto isso, prepare a massa colocando em uma tigela farinha, água e uma pitada de sal 23. Com um batedor, misture todos os ingredientes, até formar uma mistura líquida e sem grumos 24.

Aqueça o óleo para fritar e comece a passar, um a um, os arancini primeiro na massa e depois na farinha de rosca 25. Quando o óleo estiver bem quente, comece a fritá-los por no máximo 5-6 minutos 26, ou até que a crosta esteja dourada (para verificar se o óleo está na temperatura certa, faça o teste do palito: mergulhe a ponta de um palito de madeira no óleo, se começar a fritar então estará quente o suficiente). Deixe escorrer os arancini em uma bandeja revestida com papel absorvente para que percam todo o excesso de óleo 27. Assim seus arancini de espaguete estarão prontos para serem saboreados!

Conservação

Recomendamos consumir os arancini de espaguete no mesmo dia.
Se preferir, você pode congelar os arancini ainda crus, mas já empanados. No momento de usá-los, frite-os ainda congelados.

Conselho

Para conseguir formar os arancini, a mistura precisa ser bem compacta; caso você não consiga mantê-la unida, adicione queijo e ovos até que seja necessário.
Se preferir, você pode substituir a scamorza por provolone doce ou caciocavallo.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.