Arancini de arroz ao forno

/5

APRESENTAÇÃO

Vocês nos pediram muito e finalmente nós atendemos com uma irresistível variação dos clássicos Arancini de arroz, mais leve mas igualmente saborosa: arancini de arroz ao forno! Perfeitos para quem não gosta de fritar, os arancini de arroz ao forno são recheados como de tradição, ou seja, com ragù de ervilhas e caciocavallo, mas se quiser, você pode experimentar com diferentes recheios, por exemplo os Arancini com espinafre, os Arancini di riso al pistacchio ou os arancini ao ragù branco. Mesmo a preparação do arroz não difere da receita original, o que muda é a cobertura que permitirá obter um ótimo resultado mesmo com a cocção ao forno. Experimentem também os arancini de arroz ao forno e nos digam se suas expectativas foram atendidas!

Descubra também como preparar um delicioso arroz ao forno em branco!

INGREDIENTES

Para o arroz (para cerca de 10 arancini)
Arroz vialone nano 500 g
Açafrão em pistilos quanto baste
Água 1 ¼ l
Caciocavallo 100 g - curado (para ralar)
Manteiga 30 g
Sal fino 1 pitada
Para o recheio
Porco 100 g - moído
Passata de tomate 200 g
Ervilhas 80 g
Caciocavallo 50 g
Cebolas douradas ½
Vinho tinto 50 g
Manteiga 25 g
Azeite virgem extra 2 colheres
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Para a cobertura
Ovos 6
Farinha de rosca quanto baste
Azeite virgem extra quanto baste

Preparação

Para fazer os arancini de arroz ao forno, primeiro prepare o arroz: leve a água a ferver e adicione sal, depois despeje o arroz 1 e cozinhe por cerca de 15 minutos (dessa forma a água será completamente absorvida pelo arroz e o amido restante na panela o deixará seco e compacto). Enquanto isso, dissolva o açafrão em uma concha de água quente 2. Quando o arroz estiver cozido, despeje o líquido com o açafrão 3 e misture bem.

Adicione também a manteiga 4 e o caciocavallo curado ralado 5 e misture novamente para integrar bem. Transfira o arroz para uma bandeja larga e baixa e espalhe uniformemente com as costas de uma colher 6.

Cubra o arroz com papel manteiga e deixe esfriar à temperatura ambiente por pelo menos 2 horas 7. Enquanto isso, você pode se dedicar ao ragù: descasque e fatie finamente a cebola 8, depois derreta a manteiga em uma frigideira junto com 2 colheres de sopa de óleo, adicione a cebola 9 e deixe refogar em fogo baixo.

Neste ponto, junte a carne moída 10, aumente o fogo e deixe dourar brevemente, depois adicione o vinho tinto 11. Despeje o molho de tomate 12, ajuste o sal e a pimenta, cubra com uma tampa e cozinhe em fogo baixo por pelo menos 20 minutos.

Na metade do cozimento, adicione as ervilhas 13. Se necessário, você pode adicionar um pouco de água durante o cozimento, tendo em mente que o ragù no final não deve ficar líquido, mas sim denso 14. Enquanto isso, corte o caciocavallo fresco em cubos 15.

Quando o arroz estiver completamente resfriado, você pode proceder com a formação dos arancini: prepare uma tigela de água para umedecer suas mãos, assim será mais fácil manusear o arroz. Coloque na palma da mão algumas colheres de arroz (cerca de 120 g) e pressione no centro para criar uma cavidade 16, depois recheie com uma colher de chá de ragù 17 e alguns cubos de caciocavallo 18.

Modele o arroz de modo a cobrir o recheio e formar uma bola 19. Proceda desta forma com todos os arancini, depois dedique-se à cobertura: despeje os ovos e a farinha de rosca em 2 tigelas diferentes e passe cada um primeiro no ovo 20 e depois na farinha de rosca 21, repetindo a operação 2 vezes.

Disponha os arancini empanados em uma assadeira coberta com papel manteiga e deixe descansar na geladeira por cerca de 20 minutos. Em seguida, regue com um fio de óleo 22 e asse em forno estático pré-aquecido a 190° por cerca de 30 minutos. Uma vez cozidos 23, sirva seus arancini de arroz ao forno ainda quentes 24!

Conservação

Os arancini de arroz ao forno podem ser conservados na geladeira por cerca de 2 dias. Se preferir, você pode preparar o arroz com antecedência e deixá-lo esfriar na geladeira durante a noite.

Você pode congelá-los crus após a cobertura e assá-los diretamente congelados; neste caso, recomendamos fazê-los menores.

Sugestão

Você pode substituir o clássico recheio de ragù por presunto e mussarela ou espinafre, por exemplo!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.