Arancini di riso al pistacchio

/5

APRESENTAÇÃO

Arancini ou arancine? Não importa como você os chame, essas bolinhas de arroz recheadas são o street food siciliano por excelência! Muitos presumem que os melhores arancini são aqueles saboreados no ferry para chegar à Sicília, mas se você não tiver essa oportunidade, experimente fazer em casa esses arancini de arroz com pistache, uma variação dos clássicos Arancini de arroz! Se você já experimentou a variante com ragù branco, os arancini com espinafre e os arancini ao forno... você está pronto para provar esta versão com um dos produtos sicilianos mais famosos e preciosos: o pistache. Junto com o cremoso molho bechamel e o saboroso queijo caciocavallo derretido, você obterá um recheio envolvente e saboroso! Mas concentre-se também na parte externa dos arancini com pistache: siga passo a passo a receita para obter uma empanagem dourada e crocante e passar 100% no controle de qualidade durante a degustação dos seus amigos sicilianos!

INGREDIENTES

Ingredientes para o risoto (para 12 arancini)
Arroz Carnaroli 300 g
Chalota 50 g
Azeite virgem extra 30 g
Vinho branco 50 g
Caldo de legumes 800 g
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Açafrão 1 saquinho
Grana Padano DOP 65 g
para o recheio
Manteiga 15 g
Farinha tipo 00 15 g
Leite inteiro 150 g
Sal fino quanto baste
Noz-moscada quanto baste - para ralar
Granulado de pistache 30 g
Caciocavallo 55 g
para empanar e fritar
Farinha tipo 00 130 g
Água 195 g
Sal fino quanto baste
Farinha de rosca 150 g
Óleo de amendoim 800 g
para polvilhar
Farinha de pistache 10 g

Preparação

Para preparar os arancini de arroz com pistache, primeiro comece a preparar o Caldo de legumes, que será utilizado para o risoto (você precisará de cerca de 50 g para dissolver o açafrão posteriormente). Uma vez pronto, coe-o, mantenha-o aquecido e prepare o refogado. Pique finamente a chalota 1 e deixe-a refogar em fogo baixo com um fio de azeite 2 por 5-6 minutos. Quando estiver murcha e dourada, adicione o arroz 3 e toste-o por alguns minutos, mexendo frequentemente até que mude de cor.

Neste ponto, adicione o vinho branco 4, deixe evaporar completamente e cozinhe o arroz, adicionando gradualmente uma concha de caldo quente 5 e mexendo de vez em quando 6. Levará cerca de 18-20 minutos, dependendo do tempo de cozimento indicado na embalagem. No final, ajuste o sal e a pimenta.

Quando o arroz estiver cozido, coloque o açafrão em uma tigelinha e adicione cerca de 50 g de caldo 7; mexa até que o açafrão esteja dissolvido e despeje tudo no risoto 9 com o fogo ainda aceso em baixa temperatura. Mexa até obter uma cor uniforme,

depois acrescente o queijo parmesão 10 e mexa novamente para incorporá-lo da melhor forma. Neste ponto, desligue o fogo e transfira o risoto para uma bandeja 11 e espalhe-o uniformemente; cubra com filme plástico 12 e deixe esfriar completamente, primeiro em temperatura ambiente e depois na geladeira.

Enquanto isso, prepare o Bechamel. Despeje o leite em uma panela, adicione uma pitada de sal, rale um pouco de noz-moscada 13 e aqueça o leite até quase ferver. Em outra panela, derreta a manteiga e adicione a farinha aos poucos 14, mexendo rapidamente e continuamente. Em seguida, incorpore o leite quente 15

e continue mexendo até obter um creme liso e suficientemente espesso 16. Despeje-o em uma tigela 17, cubra com filme plástico em contato 18 e deixe esfriar completamente.

Quando tanto o arroz quanto o molho bechamel estiverem bem frios, comece a formar os arancini. Primeiro, corte o caciocavallo em cubinhos bem pequenos 19; depois, pegue cerca de 75 g de arroz e espalhe na palma da mão 20. Coloque um pouco de molho bechamel no centro 21

e adicione um pouco de granulado de pistache 22 e alguns cubinhos de caciocavallo 23. Feche o arancino, certificando-se de que o recheio não escape, e pressione levemente com as mãos até obter uma forma esférica 24.

Coloque os arancini em uma bandeja forrada com papel manteiga 25; com esses ingredientes, você obterá 12. Depois de acabar com o arroz, prepare a massa para empanar: peneire a farinha em uma tigela e adicione a água aos poucos, mexendo continuamente com um batedor 26, adicione um pouco de sal e continue mexendo até obter uma massa lisa e sem grumos 27.

Despeje o óleo em uma panela e aqueça-o até atingir uma temperatura de cerca de 170°C; use um termômetro de cozinha para medir a temperatura certa do óleo, só assim você terá certeza de obter arancini dourados e perfeitamente cozidos. Mergulhe cada arancino na massa para empanar, certificando-se de que esteja completamente coberto 28, depois role-o na farinha de rosca 29. Só quando o óleo estiver na temperatura ideal você poderá fritar seus arancini, recomendamos sempre mergulhar poucos de cada vez 30 para não baixar demais a temperatura.

Quando os seus arancini estiverem bem dourados, use uma escumadeira para escorrer o excesso de óleo 31, coloque-os em uma bandeja forrada com papel toalha 32, que absorverá o excesso de óleo, e polvilhe com a farinha de pistache 33. Continue desta forma até terminar de fritar todos os arancini de arroz com pistache e saboreie-os ainda quentes!

Conservação

Você pode conservar os arancini de arroz na geladeira por alguns dias, sem fritá-los. Eles podem ser congelados se você usou todos os ingredientes frescos e fritar conforme necessário, diretamente congelados. Uma vez fritos, recomendamos apreciá-los na hora!

Conselho

Está sem tempo? Prepare o arroz e o molho bechamel no dia anterior, assim para formar os arancini levará apenas alguns minutos! Se você não conseguir encontrar farinha de pistache, pode triturar o granulado! No lugar do caciocavallo, use o queijo de sua preferência!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.