Atum com gergelim

/5

APRESENTAÇÃO

Se você também é daqueles que não conseguem resistir a um suculento filé de peixe recém-grelhado, aqui está uma receita deliciosa para agradar seus convidados de paladar mais refinado: atum ao gergelim. Graças a um cozimento rápido, o atum manterá sua carne rosada e macia com um sabor delicado. Aqui, mais do que em qualquer outra preparação, a simplicidade é obrigatória, pois permite destacar o peixe, protagonista absoluto deste prato principal. Uma crosta de gergelim para um efeito "preto e branco" confere um toque de estilo e sabor aos filés de atum regados com uma perfumada citronete. Para finalizar, uma cama crocante de alcachofras cruas é a combinação perfeita para o atum ao gergelim, mas quando não for mais época dessas saborosas flores, você pode acompanhar os filés com uma salada de legumes da estação!

Descubra também estas variações deliciosas:

  • Atum grelhado com ratatouille de inverno
  • Atum tataki em crosta de gergelim e anchovas
  • Filé de atum em crosta de nozes e pistache
  • Atum em crosta de pistache

 

INGREDIENTES

Atum 150 g - (4 filés)
Sementes de gergelim preto 10 g
Sementes de gergelim 20 g - branco
Alcachofras 4
Suco de limão 1 -
para o molho de limão
Azeite virgem extra 35 g -
Suco de limão 35 g
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste

Preparação

Para preparar o atum ao gergelim, comece limpando as alcachofras. Antes de manusear as alcachofras, recomendamos esfregar as mãos com limão para evitar que as substâncias dentro deste vegetal, que oxidam em contato com o ar, escureçam suas mãos; alternativamente, você pode usar luvas. Prepare uma tigela com água fria e esprema o suco de um limão: a solução ácida evitará que as alcachofras limpas escureçam. Corte com a faca a parte do talo, deixando alguns centímetros das folhas 1, retire as folhas das alcachofras deixando apenas o coração mais tenro 2 e corte a ponta das folhas que apresentam espinhos 3.

Com uma faca pequena, remova a camada mais superficial do talo restante, que é a parte mais fibrosa 4, divida as alcachofras ao meio e retire a penugem interna 5. À medida que limpa as alcachofras, coloque-as de molho na água acidulada que você preparou com o suco de limão 6.

Agora prepare a citronete. Esprema o suco de limão 7 e passe-o por uma peneira 8, adicione fio a fio o azeite de oliva e com um batedor emulsione a citronete 9.

Adicione sal, pimenta 10 e reserve. Agora corte as alcachofras em julienne 11, coloque-as em uma tigela e tempere com metade da citronete 12; a parte restante será usada para temperar o atum.

Em um prato, coloque as sementes de gergelim branco e as sementes de gergelim preto 13, misture-as 14. Pegue o atum: recomendamos que você se certifique de que o atum que comprou foi congelado; sugerimos também congelá-lo por pelo menos 96 horas a -18 graus, depois descongelá-lo antes de usá-lo na receita. Passe as fatias de atum nas sementes para empaná-las de ambos os lados 15

de forma o mais uniforme possível 16. Aqueça uma frigideira antiaderente e, apenas quando estiver bem quente, coloque os filés de atum empanados 17 e cozinhe em fogo alto por 1 minuto, depois vire-os com uma espátula 18, continue cozinhando por mais um minuto. Assim, o atum ficará cru por dentro, mas se preferir, você pode prolongar o cozimento de acordo com seu gosto.

Uma vez cozidos 19, transfira os filés para uma tábua, corte-os imediatamente em fatias 20 e sirva-os imediatamente, decorando o atum ao gergelim com a citronete restante e acompanhando-o com a salada de alcachofras 21.

Conservação

O atum ao gergelim é um prato para ser consumido imediatamente. A conservação na geladeira e o congelamento não são recomendados.

Conselho

O gergelim não é do seu agrado? Não se preocupe, empane os filés com amêndoas, avelãs ou pistaches triturados para manter o efeito crocante! A alternativa à citronete pode ser um exótico molho de soja.

Para um consumo seguro de peixe cru, marinado ou semicru

Antes de consumir peixe cru, marinado ou não completamente cozido, recomenda-se congelá-lo por pelo menos 96 horas a -18 graus em freezer doméstico marcado com 3 ou mais estrelas, conforme as guias do Ministério da Saúde.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.