Babaganoush à italiana

/5

APRESENTAÇÃO

Está procurando uma ideia interessante para os seus aperitivos de verão? Experimente o babaganoush à italiana! Uma simples variação da tradicional receita do Oriente Médio, também conhecida como Caviar de berinjela. Ao contrário do Babaganoush original, porém, este creme de berinjela não leva tahini (a típica pasta de sementes de gergelim que também caracteriza a preparação do Hummus), mas apenas a polpa de berinjela assada. Para suavizar o sabor marcante do alho, utilizamos a cocção confit que o torna mais delicado e digerível. Perfeito para acompanhar o clássico pão pita, o babaganoush à italiana é decorado com tomatinhos, rabanetes e ricota para um resultado de sabor irresistível e mediterrâneo!

Não perca também a receita do hummus sem tahini, igualmente cremoso e saboroso!

INGREDIENTES

Berinjelas 500 g
Para o alho confit
Alho 1 - cabeça
Azeite virgem extra 200 g
Sal fino quanto baste
Para os tomatinhos
Tomates cereja 300 g - coloridos
Açúcar 1 pitada
Orégano quanto baste - seco
Sal fino quanto baste
Azeite virgem extra quanto baste
Para decorar
Rabanetes 3
Chalota 1
Flor de sal quanto baste
Orégano quanto baste - seco
Páprica doce quanto baste

Preparação

Para preparar o babaganoush à italiana, primeiro retire a extremidade da berinjela 1, depois corte-a ao meio 2 e faça cortes na polpa com a ponta de uma faca, sem atingir a casca 3.

Forre uma assadeira com papel manteiga e unte-a com um fio de óleo 4, depois coloque as berinjelas com a parte cortada voltada para baixo 5. Asse em forno pré-aquecido a 220°C por cerca de 15-20 minutos 6; devem ficar macias e ligeiramente douradas. Se após o cozimento as berinjelas estiverem muito aquosas, deixe-as repousar em uma peneira por cerca de 30 minutos para que percam a água de vegetação.

Enquanto isso, prepare o alho confit: amasse a cabeça de alho, descasque os dentes e coloque-os em uma panela pequena 7 junto com 200 g de óleo 8; é importante que os dentes fiquem completamente submersos no óleo. Aqueça o óleo em fogo bem baixo por 40 minutos, o alho deve ficar macio e dourado 9.

Passe para os tomatinhos: lave-os e corte-os ao meio 10, depois disponha-os em uma assadeira forrada com papel manteiga com a parte cortada voltada para cima 11, salgue 12 e adicione uma pitada de açúcar.

Polvilhe com orégano 13 e tempere com bastante óleo 14. Asse em forno pré-aquecido a 200°C por cerca de 40 minutos; devem ficar murchos, bem tostados e caramelizados 15.

Quando as berinjelas estiverem mornas, retire a polpa com a ajuda de uma colher 16 e transfira-a para um copo medidor 17, depois adicione algumas colheres de óleo aromatizado 18 e uma pitada de sal.

Adicione também um par de dentes de alho confit 19 e bata com um mixer de imersão 20 até obter uma consistência cremosa e homogênea 21.

Despeje o creme de berinjela em uma tigela de servir e decore com os tomatinhos assados 22, depois adicione algumas fatias de rabanete 23 e de cebola, que você pode deixar de molho em água e vinagre para suavizar o sabor 24.

Por fim, tempere com flocos de sal 25, orégano 26 e uma pitada de páprica. Se desejar, você pode adicionar também alguns pedaços de ricota. Seu babaganoush à italiana está pronto para ser servido 27!

Conservação

O babaganoush à italiana pode ser conservado na geladeira por cerca de 3 dias, sem as decorações.

O óleo de alho pode ser conservado na geladeira.

Dica

Você pode usar separadamente o alho confit e o óleo aromatizado de alho para temperar seus pratos favoritos!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.