Pita

/5

APRESENTAÇÃO

Já pensou em fazer pita com suas próprias mãos? Este típico Massa para pão plano e redondo, comum na Grécia e em muitos outros países do Oriente Médio, é feito com poucos ingredientes e não requer grandes truques. A parte mais complicada é decidir como apreciá-la: recheada com Gyros ou Kebab feito em casa? Servida como aperitivo com vários tipos de molhos como tzatziki, Babaganoush e Hummus? Ou então recheada com Falafel de grão-de-bico (Felafel) para uma versão vegetariana? As possibilidades são muitas, e talvez seja por isso que a pita é tão amada! Não apenas como comida de rua, mas também como acompanhamento para pratos tradicionais, sejam eles de carne, peixe ou vegetais. Aposto que depois de tentar a receita deste delicioso Pão na frigideira, você também não conseguirá mais ficar sem!

Aqui estão algumas ideias deliciosas para rechear a pita:

  • Pita com frango frito
  • Pita com cordeiro
  • Pita com berinjela e frango
  • Pita com hummus de tomates secos
  • Espetinhos de frango com pita

 

INGREDIENTES

Para 6 pitas (com diâmetro de 20 cm)
Farinha Manitoba 250 g
Farinha tipo 00 250 g
Água 300 g
Fermento biológico fresco 10 g
Malte 10 g
Azeite virgem extra 10 g
Sal fino 10 g
Para cozinhar
Azeite virgem extra quanto baste

Preparação

Para preparar a pita, misture a farinha de trigo comum e a manitoba em uma tigela 1, depois adicione o fermento fresco esfarelado 2 e o malte 3.

Despeje a água aos poucos 4 e amasse com a ponta dos dedos para misturar os ingredientes 5, depois passe para a bancada e continue a trabalhar a massa 6.

Quando a massa estiver homogênea, adicione o sal e amasse novamente para incorporá-lo 7. Por último, adicione o óleo em 2 ou 3 vezes 8, trabalhando até ser completamente absorvido 9.

Neste ponto, cubra a massa com uma tigela e deixe descansar por 10 minutos 10. Depois desse tempo, trabalhe novamente a massa até formar uma bola 11 e transfira para uma tigela grande untada. Cubra com filme plástico e deixe fermentar por cerca de 2 horas 12; durante a fermentação, a massa deve quase triplicar de volume.

Transfira a massa fermentada para a bancada 13 e forme um cilindro, depois divida em 6 porções de cerca de 140 g cada 14. Faça dobras trazendo as extremidades para o centro, depois role na bancada para dar a cada uma a forma de uma bolinha 15.

Arrume as bolinhas em uma bandeja untada com um pouco de óleo 16, cubra com filme plástico ou um pano de prato e deixe fermentar por mais uma hora. Depois do tempo de fermentação, abra cada bolinha na bancada levemente enfarinhada, primeiro com os dedos 17 e depois com o rolo 18 até um diâmetro de 20 cm.

Quando todas estiverem prontas, prossiga com o cozimento: aqueça um fio de óleo em uma frigideira antiaderente e coloque a pita dentro 19. Cubra com a tampa e cozinhe em fogo médio-baixo por 2-3 minutos 20, depois tire a tampa e vire do outro lado 21.

Pressione com uma colher de pau para liberar o ar das bolhas que se formarem e continue a cozinhar por mais 3-4 minutos 22. À medida que forem ficando prontas, empilhe as pitas em um prato 23 e cubra com um pano de prato. Sua pita está pronta para ser saboreada 24!

Conservação

A pita pode ser conservada em um saco de alimentos por 2-3 dias.

Recomenda-se aquecê-las na frigideira antes de servir. Se congelá-las, deixe descongelar na geladeira antes de reaquecer.

Conselho

O malte ajuda na fermentação e pode ser substituído pela mesma quantidade de açúcar ou mel.

A massa também pode ser preparada com uma batedeira equipada com gancho.

O cozimento na frigideira com tampa permite obter uma pita com consistência mais macia, mas se preferir, pode omitir esta etapa.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.