Hummus sem tahine
- Dificuldade: Muito fácil
- Tempo de preparação: 5 min
- Porção: 8
- Custo: Baixo
APRESENTAÇÃO
O Hummus é um clássico da culinária do Oriente Médio. Cremoso, envolvente e rico em sabor, é tradicionalmente preparado com a pasta de gergelim, conhecida como tahina. Mas o que fazer quando esse ingrediente não está disponível? Assim nasce o nosso hummus sem tahina: uma variante mais leve, acessível e perfeita também para quem é alérgico ao gergelim ou prefere um sabor mais delicado.
Nesta versão, a típica consistência do hummus é mantida graças a uma mistura inteligente de ingredientes simples e naturais que são batidos juntos em apenas 5 minutos, sem abrir mão da gostosura do original. Tornou-se protagonista também nas mesas ocidentais graças à sua versatilidade e ao perfil nutricional equilibrado, o hummus sem tahina é uma ótima alternativa para propor em aperitivos, buffets e muito mais!
Descubra também outras receitas sem tahina para alternativas saborosas aos molhos clássicos:
INGREDIENTES
- Para cerca de 750 g de hummus
- Grão-de-bico cozido 500 g - (peso drenado)
- Alho 1 dente
- Suco de limão 100 g
- Azeite virgem extra 70 g
- Água 75 g
- Sal fino quanto baste
- Para decorar
- Salsa quanto baste
- Páprica doce quanto baste
- Casca de limão quanto baste
- Azeite virgem extra quanto baste
- Pimenta preta quanto baste
Preparo
Para preparar o hummus sem tahina, coloque o grão-de-bico cozido e escorrido em um processador 1, em seguida adicione o suco de limão 2 e rale um dente de alho 3.
Adicione o azeite de oliva extravirgem 4, o sal 5 e a água 6.
Feche o processador 7 e bata até obter uma consistência cremosa 8. Se ainda estiver granuloso, adicione um pouco de água de cada vez. Agora, cuide da decoração: pique finamente a salsinha 9.
Transfira o creme obtido para uma tigela e decore com a salsinha picada 10, a páprica doce 11 e uma pitada de pimenta-do-reino moída 12.
Aromatize com a casca de limão 13 e finalize com um fio de azeite 14. O seu hummus sem tahina está pronto para ser servido 15!