Bacalhau com purê de tomates secos

/5

APRESENTAÇÃO

Se você ama pratos simples mas ricos em sabor, esta receita vai te encantar! O bacalhau com purê de tomates secos é um segundo prato de peixe genuíno que se inspira na culinária mediterrânea, caracterizada por um uso sábio e equilibrado de poucos e saborosos elementos. Para realizar este prato, de fato, você precisará de apenas três ingredientes: as partes mais nobres do bacalhau, tomates secos em óleo e cebola roxa de Tropea, que confere uma inesperada nota crocante e cria uma delicada harmonia de sabores e texturas. Quando os convidados apertam e o tempo é curto, não seja pego de surpresa... o bacalhau com purê de tomates secos é a solução ideal para impressionar, com sabor e simplicidade!

INGREDIENTES
Bacalhau 300 g
Cebolas roxas de Tropea 100 g
Tomates Secos em Óleo 80 g
Azeite virgem extra 10 g
Pimenta preta quanto baste

Preparação

Para preparar o bacalhau com purê de tomates secos, comece limpando a cebola de Tropea: retire as extremidades 1 e a casca externa da cebola, depois corte ao meio 2 e, finalmente, em fatias bem finas 3.

Transfira as fatias de cebola para uma tigela com água e gelo, dessa forma ela manterá sua crocância 4. Pegue os tomates em óleo, escorra e corte em pedaços 5, depois pique finamente com a faca até obter um purê 6.

Agora, coloque o óleo em uma frigideira antiaderente e aqueça em fogo médio-alto, depois diminua ligeiramente o fogo e adicione o bacalhau 7: cozinhe por cerca de 6 minutos sem virar, girando a frigideira para distribuir bem o óleo e evitar que os pedaços grudem no fundo 8. Passado esse tempo, vire delicadamente o bacalhau com uma espátula e deixe cozinhar por mais 6 minutos ainda em fogo médio 9. Enquanto isso, escorra a cebola roxa e seque com papel toalha.

Uma vez cozido, transfira o bacalhau para os pratos colocando-o sobre uma base de tomates secos picados, depois adicione algumas fatias de cebola crua, uma pitada de pimenta-do-reino 10 e um fio de azeite a cru 11: seu bacalhau com purê de tomates secos está pronto para ser servido 12!

Conservação

É recomendável servir imediatamente o bacalhau com purê de tomates secos. Não é aconselhável congelar.

Dica

A cebola crua te preocupa? Cozinhe na frigideira com água e açúcar mascavo e você obterá deliciosas Cebolas de Tropea caramelizadas, que vão combinar perfeitamente com o sabor marcante dos tomates secos. Não é necessário salgar o bacalhau: os tomates secos em óleo já são muito saborosos!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.