Bacalhau no vapor de chá
 
				- Energía Kcal 203
- Carboidratos g 1.2
- dos quais açúcares g 1.2
- Proteína g 24.9
- Gorduras g 11
- das quais gorduras saturadas g 1.63
- Fibra g 3.2
- Colesterol mg 73
- Sódio mg 797
- Dificuldade: Fácil
- Tempo de preparação: 5 min
- Tempo de cozimento: 15 min
- Porção: 2
- Notas para a receita, serão necessários cestos de bambu para cozimento a vapor
APRESENTAÇÃO
Para quem ama ousar na cozinha e explorar sabores e preparações alternativas, aqui está nossa proposta com sabores exóticos: o bacalhau no vapor de chá. Um prato de peixe realmente surpreendente e leve, com a parte mais nobre do bacalhau cozido no vapor nos típicos cestos de bambu, em água aromatizada com folhas de chá com notas de limão. Um cozimento rápido mas que remete ao antigo oriente, liberando durante a cocção todos os aromas atemporais. A adição de erva-doce conferirá um sabor fresco ao prato e dará um toque crocante que se harmoniza de forma sublime com a maciez desses Filé de bacalhau na frigideira. O bacalhau no vapor de chá é a receita de verão ideal para quem ama surpreender à mesa e experimentar sempre novos sabores!
Experimente também estas receitas leves com bacalhau:
- Bacalhau com cítricos
- Filé de bacalhau no vapor com tomates e alcaparras
- Bacalhau no vapor com azeitonas verdes e tomatinhos
- Bacalhau no vapor de cúrcuma com chips de vegetais
- INGREDIENTES
- Bacalhau 300 g
- Chá de folhas de limão 6 g
- Funcho 250 g
- Sal fino quanto baste
- Pimenta preta quanto baste
- Azeite virgem extra quanto baste
Preparação
 
										Para preparar o bacalhau no vapor de chá, primeiro coloque no fogo uma panela cheia de água, adicione as folhas secas de chá de limão (1-2) e leve para ferver. Enquanto isso, pegue a erva-doce e corte a parte inferior 3,
 
										remova a primeira folha mais externa e coriácea 4, depois corte o coração ao meio 5, divida cada metade em 3 fatias 6. Guarde as folhinhas verdes finas que serão usadas para o cozimento.
 
										Agora pegue um cesto de bambu para cozimento a vapor, forre a base com um pedaço de papel manteiga. Coloque o bacalhau 7 e as fatias de erva-doce, salgue 8 e apimente, por fim distribua por cima as folhinhas verdes de erva-doce 9. Agora pegue um segundo cesto de bambu e repita as mesmas operações.
 
										Coloque os cestos de bambu um sobre o outro acima da panela onde a água com a infusão de chá está fervendo (10-11), cubra com a tampa apropriada 12 e deixe cozinhar em fogo médio por 15 minutos.
 
										Ao término do cozimento 13, tempere com um fio de azeite de oliva cru 14, em seguida sirva o bacalhau no vapor de chá bem quente 15 acompanhado com a erva-doce.