Bacalhau no vapor com azeitonas verdes e tomatinhos

/5

APRESENTAÇÃO

O bacalhau no vapor com azeitonas verdes e tomatinhos é um segundo prato saudável e leve.
Em um único prato, reúne-se tanto sabor e propriedades benéficas da dieta mediterrânea: o bacalhau é um alimento muito versátil, um peixe de carnes magras rico em fósforo e potássio; os tomates-cereja são antioxidantes, possuem muita vitamina C e toda a doçura desta variedade de tomate; as azeitonas são ricas em vitaminas e, quando adicionadas ao bacalhau, dão mais sabor ao prato.

A cocção a vapor é um dos métodos mais saudáveis e leves em comparação com a cocção tradicional na panela, pois mantém intactas as propriedades dos alimentos, preservando a delicadeza do peixe e o sabor dos outros ingredientes.
A água utilizada para a cocção é então aromatizada com casca de limão e tomilho fresco, para dar uma nota ainda mais perfumada e aromática ao seu bacalhau no vapor com azeitonas verdes e tomatinhos!

Experimente também estas maneiras saborosas de cozinhar o bacalhau:

  • Filé de bacalhau na panela
  • Bacalhau crocante na panela
  • Bacalhau ensopado

 

INGREDIENTES
Bacalhau 600 g
Tomates-cereja 250 g
Azeitonas verdes 200 g
Casca de limão 1 - não processado
Tomilho 8 raminhos
Pimenta-do-reino em grãos 5 g
Pimenta branca quanto baste
Sal fino quanto baste

Preparo

Para preparar o bacalhau no vapor com azeitonas verdes e tomatinhos, comece limpando o peixe: para esta receita, você vai precisar de 3 bacalhaus com aproximadamente 200 g cada. Enxágue o bacalhau sob água corrente e esfregue com o desescamador apropriado para remover as escamas 1 (você também pode usar a lâmina de uma faca). Coloque-o em uma tábua de cortar e faça um corte no ventre com uma faca pequena ou uma tesoura, começando pela parte final, realizando um corte não muito profundo até a cabeça para remover as entranhas (2-3).

Em seguida, enxágue bem a parte interna do peixe sob água corrente para eliminar quaisquer resíduos e sangue 4, depois coloque-o novamente na tábua de cortar e, com a tesoura, apare as barbatanas dorsais 5, corte as barbatanas laterais 6 e as da parte final do ventre.

Agora, corte a cabeça pouco abaixo das brânquias e a cauda para remover essas partes (7-8), depois corte o corpo do bacalhau em pedaços e coloque-os em um pratinho 9.

Prepare então a vaporizadora para a cocção a vapor: encha-a com água até a metade e, quando estiver quente, adicione os raminhos de tomilho, a casca do limão não tratado e os grãos de pimenta (10-11). Assim que a água ferver, coloque o cesto da vaporizadora por cima e, quando estiver bem quente, adicione dentro os pedaços de bacalhau 12 (se você não tiver uma vaporizadora, pode usar uma panela grande e um escorredor de alumínio).

Coloque no cesto também os tomatinhos cereja previamente lavados 13 e as azeitonas verdes 14. Tempere a gosto com sal e pimenta-branca em pó 15.

Cubra os pedaços de bacalhau com uma tampa para favorecer a cocção a vapor e deixe cozinhar por cerca de 5-6 minutos ou até a carne ficar branca e macia (16-17). Em seguida, desligue o fogo e retire delicadamente o cesto para colocar seu bacalhau com tomatinhos e azeitonas verdes no prato e servir bem quente 18!

LEMBRE-SE: Você também pode fazer esta receita com a vaporizadora elétrica

Conservação

O bacalhau no vapor, uma vez cozido, pode ser mantido na geladeira coberto com filme plástico por no máximo 1 dia.
Pode ser congelado apenas se foi utilizado bacalhau fresco e, antes de consumir, deve ser descongelado na geladeira na noite anterior.

Conselho

Toque de classe: aromatizar a água com alho, salsinha ou hortelã, o clássico truque que não se vê, mas se sente! Além disso, saiba que você pode cozinhar o bacalhau em filés (removendo a espinha dorsal) e que as azeitonas verdes podem ser trocadas por outros tipos, como as pretas ou de Gaeta.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.