Baklava

- Energía Kcal 949
- Carboidratos g 77.1
- dos quais açúcares g 63.8
- Proteína g 11.4
- Gorduras g 66.1
- das quais gorduras saturadas g 24.24
- Fibra g 8
- Colesterol mg 178
- Sódio mg 49
- Dificuldade: Fácil
- Tempo de preparação: 15 min
- Tempo de cozimento: 60 min
- Porção: 8
- Custo: Médio
- Notas + o tempo de resfriamento
APRESENTAÇÃO
Quem esteve na Grécia provavelmente trouxe na bagagem de lembranças, junto ao azul do mar e ao canto das cigarras, também o sabor intenso e inconfundível do baklava! Mas não se trata de um doce exclusivamente grego, muito pelo contrário... o baklava em todas as suas variantes é uma delícia que pode ser saboreada em muitos países da área balcânica e do Oriente Médio, assim como outras receitas de origem incerta como o tzatziki ou os dolmadakia. As diferenças são muitas e vão desde a forma, ao número de camadas, ao recheio, que pode ser feito com vários tipos de frutas secas: na Turquia, por exemplo, usam-se principalmente pistaches. Antigamente o baklava era feito pelas mulheres da casa apenas em ocasiões festivas e datas especiais, pois sua preparação exigia um trabalho longo e paciente. Hoje em dia é muito comum o uso da massa filo já pronta, que permite reduzir tanto o tempo quanto o esforço, sem comprometer o resultado: você reconhecerá de fato o sabor característico da calda de mel, que é absorvida pelo recheio para então se liberar em uma explosão de doçura a cada mordida! Nós escolhemos usar amêndoas, mas você pode variar a forma e o recheio para criar uma versão que se aproxime o máximo possível àquela das suas lembranças...
Se você ama massa filo, experimente também a torta salgada na frigideira com abobrinha!
INGREDIENTES
- Ingredientes para uma assadeira de 36x27 cm
- Massa folhada 300 g - fresca (retangular)
- Amêndoas peladas 400 g
- Manteiga 300 g
- Canela em pó 8 g
- para a calda
- Mel millefiori 250 g
- Açúcar 200 g
- Água 200 g
Preparo

Para preparar o baklava, primeiro derreta a manteiga em uma panelinha. Deixe a manteiga derretida esfriar e, enquanto isso, prepare o recheio: coloque as amêndoas peladas em um processador de alimentos 1 e pique-as grosseiramente, depois adicione a canela em pó 2 e misture bem para incorporar 3.

Pegue uma assadeira de 36x27 cm (deve ter o mesmo tamanho das folhas de massa filo) e pincele o fundo com a manteiga derretida 4. Coloque uma primeira folha de massa filo dentro 5 e pincele-a com a manteiga derretida 6,

depois cubra com uma segunda folha de massa filo 7 que você vai pincelar novamente com a manteiga derretida. Neste ponto, espalhe um terço do recheio por toda a superfície, cubra com outras 2 folhas de massa filo 9, pinceladas individualmente com manteiga, e continue dessa maneira, alternando o recheio com as camadas de massa filo, cada uma composta por 2 folhas pinceladas individualmente com manteiga: ao todo você deve fazer 3 camadas.

Depois de distribuir a última camada de recheio 10, finalize o baklava com 8 folhas de massa filo sobrepostas umas às outras e pinceladas individualmente com manteiga 11: no total você deve usar 14 folhas de massa filo. Neste ponto, corte o baklava em losangos de cerca de 4 cm usando uma faca bem afiada 12 e asse em forno estático pré-aquecido a 160°C por 40 minutos na prateleira do meio.

Enquanto isso, prepare a calda: aqueça a água em uma panelinha, depois adicione o açúcar 13 e o mel 14 e deixe cozinhar em fogo bem baixo por pelo menos uma hora 15.

Uma vez assado, retire o baklava do forno e deixe esfriar completamente. Quando a calda estiver pronta, despeje-a ainda bem quente sobre a superfície do baklava de forma a preencher todas as fendas 17. Guarde o baklava na geladeira e saboreie no dia seguinte 18!