Canudos de massa filo com merengue de frutas vermelhas

/5

APRESENTAÇÃO

Um docinho nunca se recusa, uma pequena delícia à qual dificilmente se pode resistir, então por que não variar seu cabaré tradicional com algo especial?
Aqui está uma ideia deliciosa que surpreenderá seus convidados mais gulosos: canudos de massa filo (phyllo em grego) com merengue de frutas vermelhas, crocantes rolinhos de massa phillo recheados com um fresco merengue feito com morangos e framboesas.
O sabor delicado do merengue e sua cremosidade contrastam perfeitamente com a crocância dos canudos. Um sabor único que você deve experimentar.
Sirva os canudos de massa filo com merengue de frutas vermelhas sozinhos ou acompanhe-os com os clássicos docinhos, clique aqui para ver todas as nossas receitas, você terá dificuldade em escolher!

Não perca também estas deliciosas variações dos clássicos canudos:

  • Canudos de massa filo com pistache
  • Cheesecake canudo
  • Tortinhas na casquinha de canudo
  • Canudo mil-folhas

 

INGREDIENTES

Ingredientes para 24 canudos
Massa folhada 270 g
Manteiga 50 g
para o merengue
Creme de leite fresco líquido 300 g
Claras 100 g
Morangos 125 g
Framboesas 60 g
Açúcar 125 g
Gelatina em folhas 3 g
Suco de limão ½
para decorar
Groselha quanto baste
Hortelã quanto baste
Açúcar de confeiteiro quanto baste

Preparação

Para preparar os canudos de massa filo com merengue de frutas vermelhas, primeiro prepare o merengue: lave e seque bem as framboesas e os morangos. Bata as frutas vermelhas em um liquidificador (1-2) e passe o líquido obtido por uma peneira para filtrar as sementes das frutas (o líquido filtrado deve pesar cerca de 75 g) 3.

Em uma panela, misture o suco de fruta e 100 g de açúcar 4, mexa com uma colher 5 verificando a temperatura com um termômetro de cozinha. Enquanto isso, quando a calda atingir 115°, bata as claras em neve em uma batedeira 6,

quando estiverem semi-batidas, adicione 25 g de açúcar 7 e continue batendo até ficarem firmes. Nesse ponto, uma vez que a calda atingir 121° 8, retire do fogo e despeje lentamente sobre as claras batidas 9

continuando a bater até esfriar completamente 10, para mais detalhes, consulte a ficha da merengue italiano. Por fim, adicione o suco de meio limão 11 e transfira o composto para uma tigela. Agora, mergulhe a gelatina em água fria por 10 minutos 12, depois desse tempo, escorra

e derreta em 50 ml de creme de leite morno 13. Bata os restantes 250 ml de creme de leite (14-15) (para mais detalhes sobre este procedimento, consulte a ficha Como bater creme de leite da nossa escola de culinária).

adicione delicadamente o creme de leite batido ao merengue 16, mexendo de baixo para cima, para não desmanchar, finalmente adicione o creme de leite no qual você dissolveu a gelatina 17 e misture bem, cubra com filme plástico 18 e coloque na geladeira para firmar por pelo menos algumas horas.

Prepare agora os canudos: desenrole a massa filo e divida ao meio 19 e pincele cada folha com manteiga derretida 20 depois sobreponha 3 folhas e divida em três partes na largura e depois ao meio no sentido do comprimento, obtendo retângulos de aproximadamente 7 x 10 cm. Enrole cada retângulo no tubo para canudos 21 certificando-se de que a parte sem manteiga adere ao tubo (caso contrário, após o cozimento, não se soltarão do molde).

Coloque os canudos em uma assadeira coberta com papel manteiga 22, pincele a superfície com manteiga e asse em forno estático a 200° por 18 minutos (ou em forno ventilado a 180° por cerca de 15 minutos). Após o cozimento, retire os canudos do forno 23, retire o tubo cuidadosamente com a ajuda de um pano, tomando cuidado para não se queimar com o tubo 24 e deixe esfriar sobre uma grade.

Transfira o creme, já firme, para um saco de confeitar 25 e recheie os canudos 26. Decore com uma uva de groselha e uma folhinha de hortelã 27, polvilhe a superfície com açúcar de confeiteiro e sirva. Seus canudos de massa filo com merengue de frutas vermelhas estão prontos para serem saboreados!

Conservação

Os canudos de massa filo com merengue de frutas vermelhas podem ser armazenados na geladeira por no máximo 3 dias. Não é recomendado congelar.

Dica

Um canudo é um canudo, ou seja, uma verdadeira tentação, quer você o decore com groselhas, moranguinhos silvestres ou mirtilos. Nota: crocância e sabor permanecerão inalterados mesmo substituindo a massa phillo por massa folhada. Quem morde primeiro?

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.