Banoffee pie

/5

APRESENTAÇÃO

A banoffee pie é uma sobremesa típica anglo-saxônica, cujo nome peculiar deriva da união das palavras banana e toffee, ingredientes principais deste bolo. Sua invenção remonta aos anos 70 e é atribuída a Nigel Mackanzie e Ian Dowding, um proprietário e o outro chef de um restaurante na Inglaterra, em East Sussex. Nesta sobremesa, camadas deliciosas se sucedem em uma explosão de sabores: uma saborosa base de biscoitos crocantes envolve um recheio de banana, doce de leite e creme de leite batido, tudo decorado com framboesas frescas e coloridas. Existem também diferentes versões deste delicioso bolo, algumas das quais incluem o uso de café, chocolate ou ambos. A banoffee pie é uma sobremesa muito bonita de se ver e igualmente irresistível: agora é só experimentar e se deixar conquistar pela sua delícia!

INGREDIENTES

Ingredientes para a base (para uma forma de 24 cm de diâmetro)
Biscoitos Digestive 280 g
Manteiga 140 g
Açúcar mascavo 30 g
Para o doce de leite
Leite inteiro 1 l
Açúcar 300 g
Fava de baunilha ½
Bicarbonato de sódio ½ colherinha
Para rechear
Bananas 2
Suco de limão 1
Para decorar
Creme de leite fresco líquido 250 g
Framboesas 125 g

Preparo

Para preparar a banoffee pie, comece pela base; inicie derretendo a manteiga (no micro-ondas ou em banho-maria), depois coloque em um processador com lâminas os biscoitos Digestive (ou outros biscoitos secos) com o açúcar mascavo 1. Triture tudo finamente 2, então transfira a mistura arenosa para uma tigela e adicione a manteiga derretida 3.

Misture bem e transfira a base obtida para uma forma de 24 cm de diâmetro forrada com papel manteiga (de fundo removível, se possível, para desenformar a cheesecake mais facilmente, mas uma forma normal também servirá): com as costas de uma colher, pressione bem tanto na base 4 quanto nas bordas da forma. Coloque a base para firmar na geladeira por pelo menos 1 hora. Enquanto isso, prepare o dulce de leche; corte a fava de baunilha no sentido do comprimento e, com uma faquinha, extraia as sementes internas raspando-a 5. Coloque uma panela no fogo com o fundo bem grosso ou antiaderente, despeje o leite e adicione o açúcar 6, aqueça em fogo baixo e mexa com uma colher de pau.

Adicione a fava de baunilha e suas sementes 7 e o bicarbonato de sódio 8, mexa novamente. Continue o cozimento até que o leite atinja fervura 9,

então mexa novamente até que o creme obtido tenha escurecido 10. Neste ponto, retire a fava de baunilha com uma pinça de cozinha 11 e continue cozinhando o doce de leite em fogo médio até obter uma consistência viscosa semelhante à do caramelo: levará cerca de 2 horas 12. Desligue o fogo e deixe esfriar um pouco.

Corte as bananas em fatias 13, esprema o suco de um limão 14 e coloque as fatias em uma tigela com o suco para evitar que escureçam 15.

Após o tempo necessário, retire a base da geladeira e coloque as fatias de banana uma ao lado da outra em sentido circular 16, reservando algumas para a decoração final. Uma vez terminado 17, com uma colher distribua o dulce de leche morno sobre as fatias de banana 18,

nivelando bem a superfície com as costas da colher 19. Transfira o bolo para a geladeira por mais 20 minutos. Em seguida, bata o creme de leite 20 e coloque-o em um saco de confeitar com bico em formato de estrela 21.

Decore o bolo com a ajuda do saco de confeitar fazendo picos de chantilly 22 de forma a cobrir inteiramente o dulce de leche 23. Corte ao meio as fatias de banana que você reservou 24 e

distribua-as à vontade sobre o bolo como decoração 25; termine adicionando as framboesas nos lados e no centro, alternando-as com as fatias de banana 26: sua banoffee pie está pronta para ser servida 27!

Conservação

Você pode conservar a banoffee pie na geladeira por no máximo 2 dias em um recipiente hermético. A congelação não é recomendada.

Conselho

Quer deixar sua banoffee pie ainda mais colorida e saborosa? É simples! Basta adicionar deliciosos raspas de chocolate ou granulados de avelã ou pistache sobre o chantilly: o resultado será incrível!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.