Doce de leite

- sem glúten
- Vegetariano
- Energía Kcal 146
- Carboidratos g 27.7
- dos quais açúcares g 27.7
- Proteína g 2.5
- Gorduras g 2.8
- das quais gorduras saturadas g 1.62
- Colesterol mg 8
- Sódio mg 67
- Dificuldade: Fácil
- Tempo de preparação: 10 min
- Tempo de cozimento: 2 h
- Custo: Baixo
APRESENTAÇÃO
O doce de leite é um creme doce à base de leite e açúcar típico dos países da América do Sul. Embora o doce de leite agora seja difundido em toda a América, sendo usado para dar sabor ao sorvete ou ao café. O doce de leite se assemelha ao mais conhecido caramelo e pode ser usado para acompanhar bolos, biscoitos e sorvetes ou para rechear os famosos churros! Preparar o doce de leite não é complexo, mas requer um pouco de paciência porque tem um tempo de cozimento longo, de pelo menos algumas horas. Existem muitas lendas sobre a invenção do doce de leite, uma das mais conhecidas conta que este doce nasceu por acaso no século XIX na Argentina, onde a empregada de um famoso político da época, esquecendo-se de uma panela com leite e açúcar no fogo, criou o doce de leite. O doce criado acidentalmente foi muito apreciado e sua preparação se espalhou por todo o país.
Se você ama os sabores latinos, não perca também estas receitas típicas do continente sul-americano:
- Ceviche
- Empanadas argentinas
- Lomo saltado
- INGREDIENTES
- Leite inteiro 1 l
- Açúcar 300 g
- Fava de baunilha ½ baga
- Bicarbonato de sódio ½ colherinha
Preparo

Para fazer o doce de leite, comece cortando a fava de baunilha ao meio no sentido do comprimento com uma faquinha para extrair as sementes internas 1. Coloque uma panela no fogo com o fundo bastante grosso ou antiaderente, despeje o leite e adicione o açúcar 2, aqueça em fogo baixo e mexa com uma colher de pau, depois adicione a fava de baunilha e suas sementes 3

e meia colher de chá de bicarbonato de sódio 4, mexa novamente. Continue cozinhando até que o leite comece a ferver 5, depois mexa novamente até que o creme obtido escureça 6.

Neste ponto, remova a fava de baunilha com uma pinça de cozinha 7 e continue cozinhando o doce de leite em fogo médio até obter uma consistência viscosa semelhante à do caramelo 8. Lembre-se de que quanto mais tempo você deixar cozinhar, mais duro o doce de leite ficará. Uma vez pronto, coloque-o em uma tigela 9 e sirva para acompanhar sorvetes ou semifrios ou para preparar os famosos Alfajores argentinos. Tenha cuidado porque o doce de leite endurece muito rapidamente ao esfriar, mas basta colocá-lo novamente no fogo por alguns instantes para obter uma consistência mais fluida.