Batatas assadas à moda bávara

/5

APRESENTAÇÃO

As batatas à moda bávara, muito simples de preparar, são certamente valorizadas pela sua forma de cozinhar: o papelote, de fato, permite reter todos os aromas dos ingredientes e cria um belo efeito visual quando o prato é apresentado aos convidados.

A cocção no papelote, que existe há tempos antiquíssimos, era praticada muitos anos atrás com papel oleado, que, mesmo untado com óleo para ser mais resistente, inflamava-se com facilidade. O alumínio não existia; havia o papel de estanho, que, no entanto, era muito caro.

Hoje, a culinária moderna usa muito o papelote com alumínio, que é impermeável à umidade, à luz, ao ar e é extremamente resistente ao calor.

Experimente também estas variações:

  • Jacket potatoes
  • Batatas no papelote com ovo, presunto cru e trufa
  • Jacket potatoes com taleggio e alho-poró

 

INGREDIENTES
Ingredientes:
Creme azedo 200 g
Pimenta preta quanto baste
Batatas 4 - (cerca de 180 g cada)
Cebolinha verde 2 colheres - picada
Sal fino quanto baste

Preparação

Para preparar as batatas ao papelote bávaras, comece pré-aquecendo o forno a 200º. Pegue as batatas (que devem ser mais ou menos do mesmo tamanho), lave-as e seque bem 1.
Embrulhe-as então em uma folha de papel alumínio, fechando-as mas sem apertar muito os papelotes 2. Coloque-as em uma assadeira e leve ao forno para assar por cerca de 50-60 minutos,

depois retire do forno, corte os papelotes ao longo e faça um corte nas batatas no mesmo sentido 4; abra suavemente as duas partes e tempere com sal e pimenta 5.
Despeje por cima o creme de leite azedo que você terá previamente misturado com a cebolinha picada 6, e sirva imediatamente.
Se o creme de leite azedo estiver muito líquido, recomendo usar metade creme de leite azedo e metade queijo Philadelphia.

Curiosidades

Além de simples e saudável, a cozinha ao papelote é saborosa porque os aromas e nutrientes permanecem fechados no papelote, que é aberto apenas no momento de saborear o prato. Além disso, com este método de cocção, pode-se evitar o uso de gorduras, o forno não suja e nenhum cheiro ou fumaça desagradável se espalha pela casa.

Conselho

As melhores batatas para esta receita são as vermelhas e firmes, vale a pena experimentá-las! Quanto aos condimentos, escolha livre: eu as adoro com creme de leite azedo, mas você pode temperá-las também com alguns pedaços de manteiga, substituir a cebolinha por salsinha picada, ou adicionar crocantes cubinhos de bacon defumado ou queijo Cheddar, para deixar derreter... Em todos os casos, maravilha!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.