Frango na lata de cerveja ao forno

/5

APRESENTAÇÃO

Nos Estados Unidos é um must… o beer can chicken é uma das preparações americanas mais populares graças ao seu efeito cenográfico. É um frango que é cozido literalmente "sentado" em uma lata de cerveja cheia pela metade e cozido no churrasco, fechado com uma tampa. A cerveja, ao evaporar, manterá o frango úmido por dentro enquanto a pele ficará bem crocante!

A versão que propomos hoje é realizável também no forno, utilizando uma beer can chicken roaster, um utensílio muito comum nos EUA. Esta assadeira possui um fundo duplo e um pino central onde se insere a lata, mas nós preferimos despejar a cerveja diretamente dentro e inserir o frango no pino: mesmo assim, a cerveja e o alecrim ao evaporarem liberarão aromas que vão saborizar a carne, enquanto o fundo duplo evitará que a gordura derretida entre em contato com as carnes. Mas a técnica para obter um frango incrivelmente saboroso e macio é a massagem com as especiarias, o rub, junto com uma injeção do molho de caldo de carne e molho Worcestershire diretamente na carne do frango, em vez da mais clássica marinada. Nunca comeu um frango assim? Tente você também fazer o beer can chicken!

Se você adora preparar frango de todos os tipos, experimente também a versão na panela Frango à cerveja!

INGREDIENTES

Ingredientes para o frango
Frango 1 kg - (inteiro)
Manteiga 30 g - (derretida)
Cerveja loira ⅓ ml - (lager)
Alecrim 1 raminho
para o rub
Açúcar mascavo 20 g
Páprica doce 15 g
Orégano 1 pitada
Sal 15 g
Pimenta preta quanto baste
para as injeções
Caldo de carne 200 g
molho Worcestershire 10 g
para as batatas
Batatas 680 g - (4 inteiras)

Preparação

Para preparar o beer can chicken no forno, comece pela preparação do Caldo de carne, em seguida, faça o rub. Coloque no pilão o açúcar mascavo 1 e comece a moer com o pilão. Quando você obtiver um pó fino, adicione a páprica 2 e moa novamente. Adicione também o orégano e moa 3.

Junte a pimenta vermelha 4, o sal 5 e a pimenta-do-reino 6, continuando a moer. Tudo deve ficar bem fino.

Molhe um pincel na manteiga derretida e regue levemente o frango em todas as partes 7. Comece então a espalhar o rub em toda a superfície 8, tanto externa quanto interna do frango, e massageie bem com as mãos para que os aromas penetrem nas fibras, saborizando a carne 9. Envolva o frango em filme plástico e deixe descansar na geladeira por pelo menos algumas horas.

Para as injeções: pegue o caldo de carne preparado anteriormente e resfriado e adicione o molho Worcestershire. Retire o líquido com uma seringa de carne e injete-o na musculatura do frango 11, retirando a seringa enquanto insere o líquido. Este movimento permite uma melhor difusão dos líquidos internamente. Durante a injeção, você verá os tecidos incharem, indicando uma correta infiltração dos líquidos. Uma grande parte será perdida, mas o resultado será uma carne muito úmida e suculenta. Despeje a cerveja na parte central da assadeira adequada para a cocção do frango com a lata e adicione um ramo de alecrim 12.

Coloque o frango no suporte 13 e asse em forno estático pré-aquecido a 195°C por cerca de 45/50 minutos. Um acompanhamento rápido pode ser feito com batatas assadas no papel alumínio. Lave bem as batatas e, sem tirar a casca, envolva-as no alumínio (14-15), depois coloque-as em uma segunda assadeira para inserir na prateleira mais baixa do forno. Cozinhe junto com o frango pelo mesmo tempo e na mesma temperatura.

Passados cerca de 50 minutos, retire o frango do forno 16 e também as batatas 17. Sirva seu beer chicken ao forno ainda quente e acompanhe com pedaços de batatas assadas no papel alumínio 18!

Conservação

Conserve o beer can chicken ao forno na geladeira por no máximo 3 dias.

Conselho

Se você tiver a possibilidade, pode deixar marinar o frango a noite toda se preferir uma carne ainda mais aromática e perfumada.

Se não encontrar a seringa de carne, use uma seringa com agulha grossa!

Acompanhe suas batatas com creme azedo!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.