Berinjela à Parmegiana

/5

APRESENTAÇÃO

As berinjelas 'mbuttunate são uma receita típica do Sul da Itália, uma das receitas com berinjelas mais saborosas, junto com as gratinadas e as Berinjelas assadas. Hoje propomos a versão calabresa das berinjelas 'mbuttunate, mas existem outras variantes, com algumas diferenças em relação a esta, especialmente na Sicília e no Cilento. O termo 'mbuttunate deriva das incisões que são feitas nas berinjelas, 5-6 por tradição, e significa precisamente "abotoado". Recheadas com uma mistura de pão e queijos, são Berinjela recheada realmente deliciosas. Até a dupla cocção as torna tão especiais: primeiro fritas e depois passadas no molho, as berinjelas ficarão macias por dentro e super saborosas! Descubra nossos passos e prepare também você esta típica receita calabresa para deliciar seus convidados!

Aqui estão outros legumes recheados que você não pode perder:

INGREDIENTES

Berinjelas 4 - longas negras
Sal grosso quanto baste
para o recheio
Pão 100 g - (somente miolo)
Queijo pecorino 50 g
Parmigiano Reggiano DOP 50 g
Caciocavallo 100 g
Manjericão 5 folhas
Hortelã 5 folhas
para o molho
Passata de tomate 600 g
Alho 2 dentes
Azeite virgem extra quanto baste
Manjericão quanto baste
para fritar
Óleo de girassol 250 g

Preparação

Para preparar as berinjelas 'mbuttunate, primeiro lave as berinjelas e elimine o talo 1. Faça incisões nas berinjelas no sentido do comprimento 2, tomando cuidado para não cortar a base. Bastarão 5-6 cortes para berinjelas de cerca de 200 g cada. Nos cortes, será necessário inserir uma pitada de sal grosso 3.

Deixe escorrer em uma grade, com um recipiente embaixo, por cerca de 2-3 horas 4. Enquanto isso, prepare o recheio. Corte em cubos o miolo de pão 5 e rale o Caciocavallo 6, o Pecorino e o Parmesão.

Bata o miolo de pão em um mixer 7 e transfira para uma tigela. Adicione os queijos 8, as folhas de hortelã e manjericão 9.

Misture bem 10. Quando as berinjelas tiverem perdido o líquido, enxágue-as bem em água para remover o sal 11. Seque-as bem com papel-toalha 12.

Agora resta apenas preencher, nos cortes, as berinjelas 13 14. Em uma frigideira bem grande (devem caber todas as 4), despeje o óleo de girassol, aqueça por 1 minutinho, depois coloque cuidadosamente as berinjelas sem se queimar 15.

Cozinhe em fogo médio 16, virando-as frequentemente 17 por cerca de 10 minutos. Enquanto isso, prepare o molho. Em uma frigideira também bem grande, despeje o óleo e um dente de alho inteiro descascado. Deixe pegar sabor. Agora despeje o molho de tomate 18.

Regule o sal, adicione as folhas de manjericão 19 e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos. Após os 10 minutos, escorra as berinjelas 20 e transfira-as para papel-toalha 21.

Transfira as berinjelas para dentro do molho 22. Cozinhe por cerca de 25-30 minutos, virando delicadamente pelo menos 2-3 vezes. Quando estiverem cozidas 23, sirva-as bem quentes 24.

Conservação

Podem ser conservadas na geladeira por no máximo 2-3 dias.
Não se recomenda a congelação.

Dica

No lugar do óleo de sementes, você pode usar também o azeite extravirgem de oliva ou misturá-los.

Se não gosta de alho, pode preparar o molho com cebola.

É preferível usar berinjelas longas e roxas de pequeno tamanho, você também pode usar maiores ou ovais. Apenas verifique os tempos de cozimento para que amoleçam enquanto fritam e cozinhem bem no molho.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.