Bocconcini de abóbora, ricota e speck

/5

APRESENTAÇÃO

O outono está chegando e, com a chegada do frio, procuramos ideias saborosas para levar à mesa com os frutos mais saborosos da estação, como a abóbora. Assim nascem nossos bocadinhos de abóbora, ricota e speck, apetitosos pedaços feitos com uma massa de sabores estimulantes, para servir como entrada, mesmo em versão finger food em um buffet. Por fora, uma crocante cobertura, indispensável em um bom frito, por dentro, um recheio macio que irá deliciar suas papilas gustativas. Como cerejas, um leva ao outro, então faça em abundância porque, temos certeza, não sobrarão!

INGREDIENTES

Abóbora delica 250 g - para limpar
Batatas 250 g
Ricota de vaca 75 g
Speck 50 g
Queijo pecorino romano 35 g - para ralar
Sálvia 3 folhas
Canela em pó ¾ colherinha
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
para empanar e fritar
Óleo de semente de girassol com alto teor de oleico 1 l - para fritura, 100% italiano
Ovos 2
Farinha de rosca quanto baste
para o molhinho
Iogurte grego quanto baste
Raspas de limão quanto baste

Preparação

Para preparar os Bocadinhos de abóbora, ricota e speck, comece pelas batatas, coloque-as em uma panela cheia de água 1, acenda o fogo e, a partir do momento em que começar a ferver, conte cerca de 30/40 minutos. Enquanto isso, retire as sementes da abóbora, corte em fatias finas de 1 cm de espessura 2 e coloque dentro de uma panela a vapor 3. Coloque esta última sobre a panela com as batatas e cozinhe por cerca de 20-25 minutos: faça o teste do garfo para segurança.

Retire a casca da abóbora 4 e amasse-a no espremedor de batatas 5, recupere também as batatas e amasse da mesma maneira 6. Deixe esfriar um pouco.

Enquanto isso, retire a pele do speck, se houver, fatie finamente a alguns milímetros de espessura 7 e depois corte em tiras. Doure em fogo alto em uma frigideira antiaderente 8 até ficarem douradas 9.

Pique o speck com uma faca 10. Neste ponto, ainda com o espremedor de batatas, refine a ricota na tigela com abóbora e batatas, adicione as migalhas de speck 11 e pecorino ralado 12.

Pique também a sálvia com uma faca 13, adicione na tigela 14 com sal, pimenta e canela em pó. Misture a massa com as mãos 15, ela ficará densa, mas um pouco macia.

Molhe as mãos e forme bocadinhos de cerca de 15 gramas cada 16, assim você obterá cerca de quarenta peças. Coloque-os em uma bandeja com papel manteiga e deixe descansar na geladeira por uma hora 17. Após esse tempo, aqueça o óleo levando a 160/170°C e passe os bocadinhos primeiro nos ovos batidos 18

e depois na farinha de rosca 19. Coloque-os na bandeja 20. Mergulhe alguns pedaços de cada vez no óleo quente até dourar 21 2-3 minutos serão suficientes para que fiquem dourados por fora e macios por dentro.

Escorra 22 em papel absorvente 23 e continue assim com todos os outros. Seus bocadinhos de abóbora, ricota e speck estão prontos 24 para serem saboreados quentes, acompanhados de iogurte grego aromatizado com raspas de limão.

Conservação

Recomenda-se consumir imediatamente os bocadinhos de abóbora, ricota e speck. Alternativamente, podem ser conservados na geladeira por um par de dias ou congelados crus: neste caso, basta seguir o procedimento descrito, garantindo que a cozedura seja feita a uma temperatura ligeiramente mais baixa e por um tempo um pouco mais longo.

Conselho

A falta de ovos fará com que a massa permaneça macia mesmo após a cozedura, mas para isso é indispensável o descanso na geladeira. O mesmo vale para o óleo, que deve estar bem quente. Você pode fazer uma dupla empanada se preferir uma superfície ainda mais crocante. A canela enriquece o sabor, tornando-o agradável e levemente doce, substitua por noz-moscada se realmente não gostar.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.