Bolinho de abobrinha trombetta e suas flores

/5

APRESENTAÇÃO

Os bolinhos de abobrinha trombetta e suas flores são uma preparação rústica e saborosa, feita com uma espécie particular de abobrinha chamada trombetta por sua forma alongada que termina em uma ponta curvada que lembra uma trombeta.
Essas abobrinhas de origem ligure têm uma polpa tenra e um sabor particularmente delicado, perfeitas também para preparar deliciosas cremes ou quiches!
Para realizar os bolinhos, prepara-se uma massa com farinha, ovos, queijo ralado, alho e salsinha, na qual são mergulhadas as flores e as abobrinhas cortadas em rodelas finas. A massa obtida é frita em uma frigideira com óleo, obtendo assim pedaços crocantes e saborosos.
Saboreie os bolinhos de abobrinha trombetta e suas flores como entrada ou como acompanhamento... a escolha é sua!

Descubra também nossos bolinhos crocantes de abobrinha!

INGREDIENTES
Abobrinha trombeta 250 g - (e 6 flores)
Água 150 ml
Farinha tipo 00 120 g
Queijo pecorino 50 g - para ralar
Alho 1 dente
Pimenta preta quanto baste
Grana Padano DOP 50 g - para ralar
Ovos 2
Sal fino 2 pitadas
Salsa 6 g - para picar

Preparação

Para preparar os bolinhos de abobrinha trombetta, comece separando as flores, cuidando para remover a base com o pistilo e reserve-as 1. Lave as abobrinhas 2 e corte as extremidades 3.

Corte as abobrinhas em fatias finíssimas (1mm) para facilitar essa operação, você pode usar um mandolim 4, coloque as rodelas de abobrinha em um escorredor, adicione duas pitadas de sal 5, misture e cubra com um pratinho 6 e coloque sobre ele um peso (por exemplo, um pacote de um quilo de açúcar), para que percam a água de vegetação que contêm. Deixe assim por cerca de meia hora.

Enquanto isso, em uma tigela, prepare a massa, batendo com um batedor os ovos 7, 150 ml de água (ou leite) 8, o Grana Padano DOP e o pecorino ralados 9,

a salsinha picada 10, a farinha peneirada 11, o alho amassado e uma pitada de pimenta preta. Bata a mistura para incorporar os ingredientes. Você deve obter uma massa lisa e sem grumos.

Adicione à massa as flores de abobrinha inteiras 13, e depois as abobrinhas 14: a massa deve ficar densa, e se não estiver, você pode adicionar uma colher de sopa de farinha. Prepare uma frigideira com óleo abundante, e coloque no fogo, então quando o óleo estiver quente, deve chegar a 180°, se você não tem um termômetro de cozinha, para verificar a temperatura do óleo, pegue uma colherzinha de massa e mergulhe no óleo 15: se ela flutuar e começar a fritar, é sinal de que a temperatura está correta. Mergulhe a massa às colheradas (a colher não deve estar cheia, mas cerca de ¾), e frite os bolinhos de ambos os lados.

Retire do óleo quando estiverem dourados com a ajuda de uma escumadeira 16, coloque sobre papel absorvente de cozinha 17, para que percam o excesso de óleo. Uma vez prontos 18, sirva os bolinhos de abobrinha trombetta e suas flores ainda quentes.

Conservação

Recomenda-se consumir os bolinhos de abobrinha trombetta e suas flores na hora e não armazená-los na geladeira, caso contrário, perderão sua crocância.
É possível preparar a massa com antecedência e armazená-la na geladeira (não mais que um dia) e depois fritar as abobrinhas antes de servi-las. Não se recomenda congelar.

Conselho

Para fritar esses bolinhos de abobrinha, recomendo usar um wok, e manter o fogo moderado, para que o óleo fique bem quente, mas não tão fervente a ponto de queimar os bolinhos ou colorir exageradamente por fora e deixá-los crus por dentro.
Além disso, não adicione mais sal além do citado na receita, para evitar que os bolinhos fiquem muito salgados.
Se você deseja obter bolinhos mais fofos e inflados, pode adicionar meia colher de chá de fermento em pó para bolos salgados. Se não encontrar as abobrinhas trombetta, pode usar as clássicas, desde que sejam pequenas e tenras.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.