Quiche de abobrinha trombetta

/5

APRESENTAÇÃO

Devem seu curioso nome à forma particular que as distingue, que lembra, justamente, uma trombeta! Esta variedade especial de abobrinha é típica da Ligúria e é apreciada por sua polpa macia e compacta, menos aquosa e quase sem sementes. Vamos então aproveitar a bela temporada e seus deliciosos frutos para preparar um delicioso creme ou, como neste caso, uma torta salgada realmente saborosa, a quiche de abobrinha trombetta! A casca de massa brisé lembra a clássica quiche de abobrinha, mas o recheio se distingue por seu sabor delicado e aromático, graças à adição da ricota e da manjerona. Um prato rico e nutritivo que você pode levar confortavelmente para o trabalho para o almoço, ideal também para servir em cubos para um buffet ou um aperitivo, talvez junto com algumas crocantes fritadas de abobrinha trombetta!

INGREDIENTES

Ingredientes para a massa brisé (para uma forma de 28 cm de diâmetro)
Manteiga 100 g - frio
Farinha tipo 00 200 g
Água 50 g - gelada
Sal fino quanto baste
Para o recheio
Abobrinha trombeta 600 g
Alhos-porós 50 g
Ricota de vaca 300 g
Grana Padano DOP 100 g - para ralar
Creme de leite fresco líquido 200 g
Ovos 160 g - (cerca de 3 médias)
Manjerona 3 raminhos
Azeite virgem extra quanto baste
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
para a forma
Manteiga quanto baste
Farinha tipo 00 quanto baste

Preparo

Para preparar a quiche de abobrinha trombetta, primeiro prepare a massa brisé: despeje a farinha em um processador de alimentos com lâminas de aço, adicione a manteiga fria da geladeira 1 e o sal 2 e feche com a tampa, depois adicione a água fria em fio enquanto o processador está em funcionamento 3.

Quando os ingredientes estiverem compactados 4, transfira a mistura para uma superfície de trabalho 5 e trabalhe por alguns momentos para formar uma bola. Embrulhe em filme plástico 6 e coloque na geladeira para descansar por pelo menos uma hora.

Enquanto isso, você pode cuidar do recheio: lave as abobrinhas trombetta 7 e corte em rodelas bem finas 8. Limpe o alho-poró e corte em rodelas bem finas 9.

Agora aqueça um fio de azeite em uma frigideira, adicione o alho-poró e refogue por cerca de 2 minutos em fogo médio-alto, mexendo frequentemente 10, depois adicione as abobrinhas 11. Cozinhe as abobrinhas por cerca de 10 minutos, sempre em fogo médio-alto, sempre mexendo frequentemente, depois desligue e deixe esfriar 12.

Em uma tigela, combine a ricota e o creme de leite 13, adicione o Grana Padano ralado 14 e os ovos 15 e misture com um batedor.

Sal e pimenta a gosto 16, depois adicione as abobrinhas mornas 17 e misture para incorporá-las à mistura. Finalmente, adicione também as folhas de manjerona 18.

Após o tempo de resfriamento da massa brisé, retire a bola da geladeira e estenda até obter uma espessura de cerca de meio centímetro 19. Unte e enfarinhe uma forma redonda com 28 cm de diâmetro e coloque dentro a massa brisé 20. Fure a base com os dentes de um garfo 21,

depois despeje dentro a mistura de ricota e abobrinha 22 e nivele com uma espátula 23. Asse em forno estático pré-aquecido a 200° por cerca de 55-60 minutos, colocando a forma na prateleira inferior. Após o tempo de cozimento, retire sua quiche de abobrinha trombetta e deixe esfriar antes de servir e saborear 24!

Conservação

A quiche de abobrinha trombetta pode ser conservada na geladeira, coberta com filme plástico, por no máximo 2 dias. É possível congelá-la uma vez cozida se você tiver utilizado ingredientes frescos.

Dica

Como alternativa à massa brisé, você pode fazer a base com massa folhada. Se preferir, pode substituir o Grana Padano por outro tipo de queijo, por exemplo, com Emmentaler em cubos.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.