Panquecas de flor de abobrinha

/5

APRESENTAÇÃO

De todas as flores lindas, mas também apetitosas, da horta primaveril, estão as flores de abobrinha! Um dos modos mais saborosos de cozinhá-las, além dos clássicos flores de abobrinha recheadas, é fazer as panquecas de sciurilli: uma receita campana antiquíssima e deliciosa! As flores de abobrinha, ou sciurilli em dialeto napolitano, são passadas nesta massa fermentada rápida e posteriormente mergulhadas em óleo fervente que as transformará nestas irresistíveis panquecas. Afinal de contas, Flor de abóbora empanada ou ao Flor de abóbora assada, as flores de abobrinha são protagonistas de várias receitas irresistíveis. Mas as panquecas de sciurilli, para quem ainda não as conhece, rapidamente conquistarão seus corações. Pense que elas também fazem parte das receitas de comida de rua napolitana: essas pequenas panquecas de flores de abobrinha são vendidas nas fritadeiras dos becos do centro histórico no famoso cone junto com bolas de arroz (tipo Arancini de arroz), crocchè (as Croquetes de batata), as Frittatine de macarrão napolitano, as Zeppole salgadas napolitanas e as indispensáveis Pizzelle fritas.
Amantes ou não, curiosos ou especialistas, vocês devem absolutamente experimentar a receita das panquecas de sciurilli, assim poderão nos contar o que acharam!

Experimente também:

INGREDIENTES
Ingredientes para 40 panquecas
Flores de abobrinha 270 g - (para limpar)
Farinha tipo 00 500 g
Água 400 g
Fermento biológico fresco 10 g
Parmigiano Reggiano DOP 20 g - (para ralar)
Ovos 1
Sal fino 20 g
Óleo de sementes quanto baste

Preparação

Para preparar as panquecas de sciurilli, limpe as flores destacando o botão do caule, abrindo as pétalas e removendo-as da corola. Tente mantê-las intactas 1. Descarte o caule com o pedúnculo e depois cuide dos pedúnculos, ou seja, as pequenas pontas na base do botão 2. Reserve as flores limpas e prepare a massa: em uma jarra com a água, adicione o fermento biológico 3.

Dissolva-o com a ajuda de uma colher 4. Então, em uma tigela, adicione a farinha, o Parmigiano Reggiano DOP 5 e o ovo 6.

Comece a amassar com as mãos enquanto adiciona também a água 7. Assim que a massa adquirir consistência, adicione o sal 8. A consistência da massa será bastante macia e viscosa, enquanto trabalha "bata" literalmente para incorporar ar, com movimentos de baixo para cima. Por último, adicione as flores de abobrinha 9 e misture bem.

Cubra a tigela com filme plástico 10 e deixe crescer por pelo menos 2 horas, ou até que a massa tenha dobrado de tamanho 11. Passado o tempo, aqueça o óleo de sementes a 170° (meça com um termômetro de cozinha) e então despeje 4-5 colheres de massa no óleo quente e deixe dourar 12.

Levará cerca de 2 minutos para que cozinhem uniformemente, vire-as frequentemente para que dourem por igual 13 e depois escorra em papel absorvente 14. Continue com o cozimento de todas as outras: você deve obter cerca de 40 com essas quantidades. Aqui estão prontas suas panquecas de sciurilli: sirva-as ainda quentes com uma pitada de sal 15!

Conservação

É recomendado consumir as panquecas de sciurilli imediatamente após ficarem prontas.

Se quiser, pode preparar a massa com antecedência: reduza para 5 g o fermento biológico e prepare a massa. Deixe maturar em temperatura ambiente, sempre coberta, por meia hora antes de colocar na geladeira e deixar durante toda a noite.

No dia seguinte, deixe fora por cerca de dez minutos antes de prosseguir com o cozimento.

Conselho

A massa das panquecas de sciurilli é muito simples, mas nada impede de enriquecê-la com ervas aromáticas ou especiarias de sua preferência. Do queijo pecorino ralado, para um sabor mais acentuado, às azeitonas pretas finamente picadas, talvez acompanhadas por tomates secos em óleo.

Finalmente, tente dividi-las ao meio e recheá-las com um pouco de queijo em fatias finas: o calor fará com que derretam, tornando tudo ainda mais gostoso!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.